Depressão psicótica: saiba mais sobre este tipo raro da doença


  • +A
  • -A
Imagem do post Depressão psicótica: saiba mais sobre este tipo raro da doença

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais conhecidas e faladas atualmente. É marcada principalmente pelo desânimo, pessimismo e pela sensação de tristeza profunda. No entanto, existe um tipo mais raro da doença em que os pacientes não apresentam apenas sintomas depressivos. É a chamada depressão psicótica.

Depressão psicótica provoca delírios e alucinações


“A depressão psicótica é uma forma grave de depressão e aparece nos transtornos depressivos, tanto no unipolar quanto no bipolar”, afirma a psiquiatra Ana Paula Bechara. O tipo unipolar é o mais clássico e frequente, enquanto a depressão bipolar é uma forma que se desenvolve junto ao
transtorno bipolar.

“Ela é manifestada por meio dos sintomas depressivos, que são acompanhados dos sintomas psicóticos, como delírios e alucinações“, diz a médica. Quem é diagnosticado com a depressão psicótica pode ouvir vozes e ver pessoas que não existem. Muitos pacientes acreditam estarem sendo ameaçados e perseguidos e é difícil convencê-los do contrário.

Medicações e terapia fazem parte do tratamento da depressão psicótica


O tratamento da depressão psicótica vai depender do diagnóstico. “Se é uma depressão psicótica ligada ao transtorno afetivo bipolar, geralmente, além do uso de antidepressivo e antipsicótico
é necessário também o estabilizador de humor. Se for ligada à depressão maior, que é a depressão unipolar, trata-se com antidepressivo e antipsicótico”, diz a profissional.

Os psiquiatras costumam indicar ainda terapias para o tratamento da depressão psicótica, já que é muito importante tratar a parte psicológica também: “Eu sempre associo terapia para os meus pacientes, exceto nos casos muito graves, em que a gente precisa tirar o depressivo da fase aguda para depois começar a terapia”, relata Ana Paula.

Dra. Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla é psiquiatra com residência médica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG). CRM-SP: 165290

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Depressão psicótica: saiba mais sobre este tipo raro da doença"

Margareth

Meu pai de 95 anos está sofrendo com esta doença. Se sente o pior dos homens…Está sendo perseguido, ouve vozes, mandam -no fazer besteira, dar dez voltas em volta da mesa para ser perdoado, etc…

Cuidados Pela Vida

Oi Margareth, leve-o para uma consulta com o psiquiatra, assim ele poderá prescrever o tratamento adequado para o controle dos sintomas. Melhoras para seu pai.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.