Depressão no inverno: como lidar com os dias frios e não se abater?


  • +A
  • -A
Imagem do post Depressão no inverno: como lidar com os dias frios e não se abater?

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais discutidas nos últimos anos e provoca um sentimento intenso de tristeza, além de apatia, pessimismo, ansiedade, insegurança e até dificuldades para se concentrar. Apesar de os cuidados com a doença serem importantes durante todo o ano, o inverno requer uma atenção especial, já que é possível que os sintomas piorem nesta estação.

Inverno pode piorar irritabilidade e sonolência causadas pela depressão


“Quem tem o diagnóstico de depressão pode apresentar uma piora de alguns sintomas na época do inverno. Isso não parece estar relacionado à temperatura, mas à menor luminosidade neste período”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. O inverno também é responsável pelo surgimento da
depressão sazonal, um subtipo da doença.

Os pacientes depressivos podem ter mais sonolência, irritabilidade, falta de energia e aumento do apetite. “As hipóteses para a maior frequência destes sintomas são a menor produção de serotonina, maior produção de melatonina, redução dos níveis de vitamina D e alterações do ritmo circadiano”, explica a especialista. A serotonina é um neurotransmissor que controla o humor, enquanto o ritmo circadiano é o período de 24 horas que dita o relógio biológico.

Maior exposição à luz solar pode ser necessária


O agravamento costuma acontecer principalmente entre o fim da tarde e o início da noite e a
 melhor forma de prevenir a piora dos sintomas depressivos no inverno, de acordo com Érika, é se expor mais à luz solar e ficar atento aos níveis de vitamina D no corpo.

“Se o quadro for mais grave, pode ser necessário o aumento da dose da medicação utilizada no tratamento da depressão. A fototerapia, exposição por alguns minutos por dia à luz intensa e sem radiação ultravioleta, também se mostra útil nestes casos”, recomenda a médica.

Dra. Érika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Depressão no inverno: como lidar com os dias frios e não se abater?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.