Por que a depressão pode causar sintomas físicos?

  • +A
  • -A

A depressão atinge mais de 11 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, sendo a segunda maior causa de incapacidade no país, afetando pessoas de todas as idades. A doença crônica é mais conhecida pela tristeza profunda, mas se manifesta também por outros sintomas psíquicos e por sintomas físicos, ainda que lembrados com menos frequência.

Dor e cansaço são alguns dos sintomas físicos da depressão


“Alguns sintomas físicos fazem parte dos sintomas depressivos, estando inclusive na lista de critérios para se diagnosticar o transtorno. São eles:
alteração do apetite (podendo ser redução ou aumento), alteração do sono (também podendo ser redução ou aumento) e fadiga ou falta de energia”, cita a psiquiatra Érika Mendonça de Morais. Vale lembrar também da agitação psicomotora, considerada tanto como um sintoma físico quanto psíquico.

Além disso, o paciente depressivo pode apresentar também dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores gastrointestinais. Apesar dos avanços científicos que permitiram entender melhor a doença, as causas dos sintomas ainda são investigadas. Alguns estudos dizem que há relação com a queda na produção de neurotransmissores ligados à regulação da dor e da sensação de bem-estar.

Conheça outros sintomas da depressão


Além dos sintomas já citados, a lista de critérios para o diagnóstico da depressão apresenta ainda cinco itens psíquicos:

– Humor deprimido;
– falta de interesse nas atividades do dia a dia;
– sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
pensamentos relacionados à morte e suicídio;
– dificuldade para se concentrar e pensar.

Segundo Érika, é possível controlar os sintomas da depressão. “Eles tendem a melhorar com o tratamento com medicamentos antidepressivos. Entretanto, às vezes, são necessárias medicações específicas para regular o sono, por exemplo. Hábitos saudáveis de vida, como alimentação adequada, atividade física e evitar o consumo de álcool e drogas, também melhoram os sintomas”, recomenda a médica.

 

Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/materias-especiais/52516-mais-de-onze-milhoes-de-brasileiros-tem-depressao

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Érika Mendonça de Morais

Dra. Érika Mendonça de Morais

Psiquiatria

CRM: 124933 / SP

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Por que a depressão pode causar sintomas físicos?"

Deise Luci Martins de Almeida

Nossa fiquei muito contente em saber q tem um programa q se preocupa com as pessoas com depressão.Tenho tdos os sintomas citados pela Dra Érika e é incrível como mexe com.a.gente.obgda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Deise. Estamos contentes que tenha gostado. Esse é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Angela Maria Cunha

Muito bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com essa doença emocional…passo por Isso sozinha e Deus.Obrigada.

Maria Salete sothe

Tenho depressão desde criança e hoje tenho 62 anos e ainda tenho depressão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Aconselhamos que procure um médico e relate sobre os sintomas, pois a depressão pode ser tratada, através de medicamentos,terapia, mudança de hábitos, entre outros. Estimamos melhoras. Abraços!

JONATHAN

Olá sou o jonathan tenho 18 anos. Eu descobri que tenho depressão desde que eu fiz 17 anos . Eu comei MUITO mal o motivo foi o desanimo da vida hoje em dia eu só penso em me matar. Me ajuda por favor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Jonathan. A ajuda médica é muito importante no tratamento da depressão. Recomendamos que converse com um psiquiatra, pois de acordo com o nível de depressão de cada paciente, pode ser indicado um tratamento como terapia, mudança de hábitos, medicamentos quando necessário, entre outros. Torcemos para que fique bem e encontre motivações para seguir em frente. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.