Depressão: é possível encontrar ajuda psicológica gratuita?


  • +A
  • -A

A depressão é uma doença mental que afeta milhões de brasileiros, causando não apenas tristeza, mas também desânimo, irritação, ansiedade e problemas de sono. Esses e outros sintomas contribuem para reduzir fortemente a qualidade de vida das pessoas com depressão e a melhor forma de mudar esse quadro é procurando ajuda de um profissional.

Consultas gratuitas com psicólogos são oferecidas em hospitais universitários


O
tratamento da depressão é muito importante e mesmo quem está apertado financeiramente pode conseguir ajuda. “As clínicas universitárias de Psicologia costumam oferecer atendimento gratuito para qualquer problema psicológico. Há instituições de ensino de pós-graduação que oferecem atendimento por um valor simbólico”, informa a psicóloga Lilian Boarati.

O tipo de tratamento para a depressão depende da abordagem clínica do psicólogo. “Na análise do comportamento, o tratamento começa por um processo de identificação e análise das variáveis que causam e mantêm a doença, considerando a história de vida passada, atual e ambiental do cliente”, explica a especialista.

Tratamento para depressão deve ser individualizado


Posteriormente, o psicólogo analista do comportamento propõe uma intervenção com estratégias eficazes para combater a depressão, com mudanças ambientais e comportamentais importantes para que o paciente se torne mais ativo e tenha mais saúde no seu dia a dia. No entanto, o tratamento é construído a partir de como a depressão se manifesta, o que torna o tratamento diferente para cada pessoa.

Além do psicólogo, quem tem depressão pode procurar a ajuda de outros profissionais. “A depender da intensidade dos sintomas da depressão e dos prejuízos causados por eles em suas funções diárias, é importante que o portador procure um médico psiquiatra para avaliar a necessidade de realizar um tratamento medicamentoso associado à psicoterapia”, diz Lilian. É o psiquiatra, aliás, que deverá fazer o diagnóstico, preferencialmente.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Lilian Boarati

Lilian Boarati

Psicologia

CRM: 64435 / SP

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Depressão: é possível encontrar ajuda psicológica gratuita?"

Adriana

Moro em Embu das artes onde posso encontrar assistência gratuita? Parabéns por ajudar a quem tanto necessita

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriana, procure uma unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua residência; lá eles poderão te orientar. Abraços.

Ricardo

Em Belo Horizonte consigo o atendimento citado nesta matéria? Onde?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ricardo e Luiza, verifique próximo de sua região se as clínicas das universidades de Psicologia oferecem esse tipo de serviço. Abraços.

MARIA Das Graças

Eu sou uma sobrevivente!!Obrigada pela iniciativa. Já ouvi que esta doença é frescura e coisa de quem não tem o que fazer. Eu sei… Um grande abraço, doutora!

Luiza

Oi, moro no Rio, sabe onde posso ir aqui ? Obrigada

Thays

Oi Maria das Graças, assim como você sou uma sobrevivente. Tenho lutado desde a minha infância e ainda enfrento muitos desafios para vencer a depressão.

Monica

Em Salvador Bahia, aonde eu encontro atendimento

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Monica, segue lista de locais que oferecem apoio e tratamento em Salvador:

Lar Harmonia: Oferece psicoterapia individual, em grupo ou familiar. Rua Deputado Paulo Jacson, nº 560, Piatã. Gratuito.

Centro de Valorização da Vida (CVV): Oferece, online, apoio emocional. Funciona na Rua Luis Gama, n° 47, Nazaré, e atende nos telefones 3322-4111 ou no 3244-6936 por 24 horas.

Instituto Multidisciplinar de Assistência à Saúde do Centro Universitário Jorge Amado: Oferece apoio psicológico, no endereço Avenida Edgard Santos, Narandiba, Salvador. Telefone: 3103-3900.

Universidade Federal da Bahia (Ufba): Oferece tratamento psicológico e terapia gratuitos na Estrada de São Lázaro n° 170, São Lázaro. Tel.: 3235-4589.

Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública: Oferece gratuitamente sessões com psicólogos na Avenida Dom João VI, n° 275, em Brotas. Tel.: 3276-8259.

Instituto Junguiano da Bahia (IJBA): Sessões de terapia junguiana, baseada no inconsciente humano, na Avenida Dom João Alameda Bons Ares, nº 15, Candeal. Tel.: 3356-1645.

Centro de Estudos de Família e Casal: Psicoterapia individual e familiar no Edifício WM, Parque Lucaia. Tel.: 3334-3150.

Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC): Psicoterapia individual, grupal e familiar na Av. Paralela, 8812. Tel.: 3281-8073.

Juares Benedito de farias

Oi moro na cidade de Tatuí e sinto que alguma coisa de muito errado está acontecendo comigo..tenho tido insônia .. tristeza .dores no corpo.. e as vz eu acordo mas não consigo me mexer . Sentindo uma dor insuportável qd tento me mexer ou falar..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Juares. O primeiro passo é dirigir-se ao médico, pois depois que ele investigar a causa e fazer o diagnóstico, poderá prescrever um tratamento, tanto para eliminar a causa, quanto para dar fim a esses incômodos. Desejamos melhoras a você! Até a próxima.

Natally

Oi, ajuda em Garanhuns Pernambuco

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Natally. É necessário que verifique na sua cidade se possui clínicas universitárias de Psicologia , caso não encontre, aconselhamos que procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para mais informações sobre esse atendimento psicológico. Abraços!

Ana santos

Estou sozinha depois de um cancer ,a morte do meu marido ,vivo com 214.00e dele 120 tenho duas meninas ,hoje passei o dia na rua a pedir esmola para comer ,eu sempre vivi bem sem qualquer problema e agora passo fome não tenho ropa ando descalça, e chegou a minha hora o que contrui a casa ade ser para as minhas meninas eu estou no ultimo de tudo não tenho ninguem chegou a hora de desaparcer ,mas acho que minhas meninas não merecem ajudem

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.