Como saber se algum familiar ou amigo está enfrentando a depressão?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como saber se algum familiar ou amigo está enfrentando a depressão?

A depressão é uma complexa doença psiquiátrica que causa sofrimento não apenas no paciente afetado, mas também em seus familiares e amigos. Apesar da tristeza profunda ser o sintoma mais frequentemente associado ao problema, existem outros sinais e sintomas que ajudam a identificar um paciente nesta situação. Em alguns casos, é possível realizar até um autodiagnóstico da depressão.

Os sintomas mais frequentes

De acordo com a psiquiatra Elaine Henna, alguém com essa doença psiquiátrica sofre uma forte mudança de comportamento. “Existe uma ruptura no modo do indivíduo ser. Ele fica diferente, mais entristecido, pessimista e afastado das outras pessoas, na maioria dos casos”, explica.

Não são raras as vezes em que um paciente com depressão também apresenta desejos de suicídio e de morte. É comum sentir dores e cansaço físico e mental, além de desinteresse e sensação de insegurança. Pessoas que sofrem com a doença ainda podem apresentar alterações no sono, na libido e no apetite.

O paciente precisa de apoio familiar

Na luta contra o problema, a ajuda da família é fundamental. “Deve-se mostrar ao indivíduo que ele está diferente há algum tempo e que conversar com algum profissional pode colaborar para entender o problema”, recomenda Elaine. A psiquiatra afirma também que é importante deixar claro que a depressão é uma doença e, portanto, requer acompanhamento e tratamento.

A depressão provoca redução da qualidade de vida, perda de dias de trabalho e também causa alterações no cérebro, o que torna a busca pelo diagnóstico precoce essencial para minimizar os efeitos da doença. “Ocorrem alterações nos sistemas de funcionamento cerebral, gerando um processo inflamatório cerebral e sistêmico. Quanto antes o tratamento for realizado, mais rapidamente essas alterações serão revertidas”, alerta a psiquiatra.

Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna é psiquiatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 66403

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Como saber se algum familiar ou amigo está enfrentando a depressão?"

Maria

É verdade eu já tive depressão. Mais eu acho que tá querendo voltar td de novo não que sair de casa, não quero conversar com ninguém, mais eu vou superar isso. Sempre tá mim dando vontade de chorar até quando eu estou fazendo algo em cs eu choro.

Edméia

Eu sinto muita falta de ar ,ansiedade, desejo de suicídio, inceguransa, mudanças de humor …Medo de sair sozinha,e não sinto vontade de fazer nada…

Marci

Eu estou dentro de uma profunda depressão: Mudei meus hábitos, vivia no samba, adorava sorrir e sair, viajar e passear. Hoje não quero sair de casa, não sorrio mais, não ligo para comida, vivo triste, choro bastante, meu sono é picotado. Estou tomando dois remédios EXODUS e RIVOTRIL. Mas tenho que fazer terapia, porque não tenho forças para sair disso.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.