Tenho depressão? Como perceber os primeiros sintomas da doença?


  • +A
  • -A

Um dos primeiros sintomas que atingem um paciente com depressão é o sentimento de tristeza, que atrapalha até mesmo a seguir sua rotina normalmente. No entanto, apesar desse ser o sintoma mais conhecido, a depressão também apresenta outras características que surgem logo no início da doença.

Desmotivação e crises de choro são sintomas da depressão


“A pessoa perceberá uma perda de energia e, com isso, perda de interesse, de prazer e
motivação para suas atividades diárias, durante um período acima de duas semanas, com rebaixamento do humor, sensação de inutilidade e crises de choro fácil”, afirma o psiquiatra Gustavo de Carvalho Araujo. À medida que o quadro se agrava, o paciente também tem ideias de culpa, desesperança e autodepreciação.

No entanto, segundo o profissional, muitas vezes o paciente não percebe que está doente, já que sua capacidade de autocrítica está prejudicada devido ao transtorno. Em parte dos casos, quem percebe o quadro depressivo e seus sintomas são familiares e amigos próximos, que recomendam que o indivíduo procure atendimento especializado.

Tratamento da depressão deve ser acompanhado por psiquiatra


O profissional mais preparado para diagnosticar e tratar a depressão é o psiquiatra. “Quanto mais cedo diagnosticado, mais rápido é iniciado o tratamento e, com isso, o prognóstico será melhor”, afirma o médico.

Durante as consultas, o especialista deverá acalmar o paciente e explicar os caminhos e atitudes necessárias para vencer a depressão: “Cabe ao psiquiatra fazer uma explanação sobre o que são os sintomas depressivos, até mesmo para o paciente se sentir seguro, e oferecer um tratamento individualizado para o quadro, já que nem todos que têm depressão têm o perfil para usar a mesma medicação”.

Dr. Gustavo de Carvalho Araujo é psiquiatra, formado pela Universidade Severino Sombra e atua em Goiânia e Iporá (GO). CRM-GO: 12154 – Contato via Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
depressao
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Tenho depressão? Como perceber os primeiros sintomas da doença?"

Vanessa

Minha mãe de 63 anos foi diagnosticada com depressão psicotica a 1ano mas só agora resolveu tomar o medicamento ela toma 10gotas de ESC (escitalopram) de manhã está entrando na 3 semana mas ainda está muito ansiosa, agitada, desconfiada das pessoas, me liga o tempo todo, não quer falar com ninguém, briga para tomar banho e cortar as unhas. Será que ela vai ter que tomar antipsicótico junto com o antidepressivo? Ela pode tomar o Quetros ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanessa, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Converse com o médico de sua mãe na próxima consulta, ele poderá esclarecer suas dúvidas e reavaliar o tratamento. Abraços.

Wivine

Oi.Eu tenho me sentido muito embaixo. Há vzs até mesmo que dá uma crise de choro na universidade e corro para banheiro só para ñ chorar na turma. Tens dias como hj que ñ apetece fazer nda. Hj inclusive não comi,nem sequer levantei-me da cama. Será que estou deprimida ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wivine, marque uma avaliação com o médico psiquiatra, ele poderá te auxiliar. Abraços.

José Kiyoshi

Dr. Gustavo, me sinto pessimista e muitas vezes me sinto incapaz de tudo e desconto nas pessoas q mais Amo, principalmente qdo envolve dinheiro. Onde me sinto um nada. Seria um sintoma de depressão? Me julgo demais, me culpo demais e muitas vezes muitas vezes mesmo me sinto incapaz.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Sandra rodrigues da silva

Tem cinco meses eu tô com depressão chorou muito sinto muita fraqueza and 11 kilos tenho ansiedade

Haydee

Tenho depressão e muita ansiedade, já estou tomando êxodus há cinco meses e ainda não me sinto tão bem. Não choro, mas tenho muita inquietação. Tomo Exodus e quetiapina.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Haydee, os pacientes cadastrados no medicamento Exodus possuem um benefício a mais, um acompanhamento com profissionais de saúde 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Exodus. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.