Cansaço em excesso pode ser sintoma de falta de vitamina D?


  • +A
  • -A
Imagem do post Cansaço em excesso pode ser sintoma de falta de vitamina D?

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para o organismo humano. A substância atua, por exemplo, garantindo o crescimento saudável, sendo necessária em quantidades adequadas desde a infância. Entretanto, nem todas as pessoas conseguem suprir a demanda do corpo e a falta da vitamina logo se torna visível.

Um dos maiores sintomas da deficiência da vitamina D é o excesso de cansaço, que nada mais é que a associação entre dores musculares, fraqueza e dor óssea. “Baixos níveis de vitamina D estão associados à redução da mobilidade e à fraqueza muscular. Há também uma relação com o declínio cognitivo e com a depressão“, afirma a nutróloga Paula Whyte.

Alimentação e luz solar: onde encontrar vitamina D


Para impedir essa sensação intensa de cansaço, é importante garantir que o corpo receba as quantidades necessárias do nutriente. “A vitamina D pode ser obtida a partir de fontes alimentares, como óleo de fígado de bacalhau e peixes gordurosos (salmão, atum cavala), gema de ovo e cogumelos”, exemplifica a especialista.

No entanto, a principal fonte de vitamina D para a maioria dos seres humanos é a chamada síntese cutânea endógena. Apesar do nome complicado, o processo é bem simples de entender: o contato direto da luz solar com a pele (sem barreiras) faz com que o órgão inicie várias reações químicas que resultam na produção de vitamina D.

Falta de vitamina D enfraquece os ossos


O cansaço em excesso não é o único
problema causado pela deficiência do nutriente. “Tradicionalmente, a vitamina D estava associada apenas a funções do metabolismo e densidade óssea, mas hoje sabemos que sua deficiência pode estar relacionada à obesidade, ao aumento do risco de Alzheimer, de doença cardiovascular, depressão e exacerbação de quadros de asma”, destaca a profissional.

Segundo Paula, existem evidências que sugerem que a vitamina D atua na prevenção e no tratamento do diabetes, por meio da sua ação no sistema imunológico, na secreção e na resistência à insulina.

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

Foto: Shutterstock

TAGS
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cansaço em excesso pode ser sintoma de falta de vitamina D?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.