Como tratar uma pele sensibilizada após a depilação?

  • +A
  • -A

A depilação é um processo que faz parte da rotina de muitas mulheres e muitos homens. Por isso, foram criados diversos métodos, como uso de cera, linha e cremes. No entanto, é preciso ter em mente que o hábito de remover os pelos pode deixar a pele sensibilizada e causar irritações e manchas. Veja o que é possível fazer para diminuir ou evitar esses problemas após a depilação. 

Hidratantes cicatrizantes ajudam a pele sensibilizada

“Quando a pele já foi sensibilizada pela depilação, podem ser usados hidratantes que ajudam a reparar a barreira cutânea ou algum medicamento específico prescrito pelo dermatologista”, informa a dermatologista Bruna Fanton Gallo. De acordo com a médica, devem ser escolhidos hidratantes voltados para peles sensíveis e que tenham ação cicatrizante. 

Além disso, ao chegar em casa, é importante tomar alguns cuidados para minimizar os efeitos da depilação. Beber bastante água, usar água dermatológica ou usar sabonete com pH neutro para limpar a pele sensibilizada são alguns exemplos. Utilize também cubos de gelo, fazendo movimentos circulares para diminuir a sensação de coceira, e evite vestir roupas apertadas e com tecidos capazes de irritar a pele. 

É possível diminuir a agressão causada pela depilação?


“O ato de depilar, seja por meio do arrancamento do pelo, do uso de cremes depilatórios ou do uso da lâmina, pode sensibilizar pelo trauma direto ou também pelo contato com substâncias que irritam a pele”, explica a médica. O ideal é escolher o método definitivo (depilação a laser) ou o que menos causa agressões. Mas, de acordo com a médica, isso varia de uma pessoa para outra. 

Vale a pena também criar uma rotina de cuidados diários com a saúde da pele, o que ajuda a diminuir os efeitos negativos da depilação, segundo Dra. Bruna. “Uma pele com a barreira íntegra, bem hidratada e higienizada com produtos adequados pode ficar mais resistente à agressão causado pela depilação”, afirma a dermatologista.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como tratar uma pele sensibilizada após a depilação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.