Tratamentos caseiros para a pele podem deixá-la mais sensível?

  • +A
  • -A

Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão seguindo as orientações de isolamento social recomendadas pelos principais órgãos de saúde do mundo, deixando até mesmo de frequentar consultórios de profissionais para cuidar da pele. Como alternativa, algumas estão optando por tratar a pele em casa. Mas, será que tratamentos caseiros são seguros? Será que podem deixar a pele mais sensível? Descubra!

Tratamentos caseiros podem causar irritação à pele

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele pode ser classificada em quatro tipos: normal, seca, mista e oleosa. Fazer tratamentos em casa, sem levar em consideração que cada tipo de pele requer cuidados diferentes e sem a orientação de um especialista, pode ter o efeito oposto e acabar deixando a pele mais sensível e prejudicada.

A pele sensível é uma pele hiperreativa, ou seja, diante de pequenos estímulos internos ou externos, pode apresentar vermelhidão e irritação. Assim, indivíduos com pele sensível devem ter muita cautela com os produtos usados, pois aquilo que é benéfico ou inócuo ao indivíduo com pele normal, pode ser extremamente agressivo para o indivíduo com pele sensível. Tratamentos caseiros, com ingredientes em proporções nem sempre bem determinadas, podem piorar o quadro”, explica a dermatologista Cláudia Alcântara Gomes. 

Usar produtos específicos para cada tipo de pele evita danos

Vale lembrar que também é muito importante sempre usar produtos específicos para o seu tipo de pele. “Para a limpeza adequada, quem tem pele sensível ou sensibilizada deve evitar sabonetes comuns e preferir aqueles com pH neutro, sem corantes e aromatizantes. A remoção da maquiagem deve ser realizada com demaquilantes hipoalergênicos que permitam sua retirada com suavidade e mínimo de atrito. O uso do filtro solar também deve ser sempre lembrado”, recomenda a médica.

Além do uso de cosméticos, é recomendado ainda manter uma alimentação equilibrada, priorizando frutas, legumes e verduras e evitando alimentos industrializados e ricos em gordura e açúcar, beber bastante água e evitar a exposição ao sol nos períodos em que os raios UVA e UVB são mais intensos, entre as 10 e 16 horas.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cláudia Alcântara Gomes

Dra. Cláudia Alcântara Gomes

Dermatologia

CRM: 61144-9 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tratamentos caseiros para a pele podem deixá-la mais sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.