Qual a importância de hidratar as mãos depois da rotina de limpeza com água e sabão?

  • +A
  • -A

No atual período de quarentena, em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as pessoas estão lavando as mãos como nunca. Por mais que essa seja uma das principais recomendações de higiene das principais organizações de saúde para evitar contaminação, o excesso de limpeza das mãos com água e sabão prejudica a pele local. A melhor solução é hidratar bem as mãos.

Segundo a dermatologista Juliana Fonte, a lavagem frequente das mãos acaba removendo a oleosidade natural da pele. “A redução da oleosidade pode levar ao ressecamento, fissuras, envelhecimento e, ainda, favorecer o surgimento de infecções fúngicas e bacterianas”, informa a especialista.

Hidratação é a solução para lavagem excessiva das mãos


Como diminuir a frequência de lavagem das mãos seria uma grande imprudência, a solução é achar uma alternativa para
repor o nível de hidratação perdido pela pele durante a higienização. “O uso de cremes hidratantes nas mãos após cada lavagem é fundamental para repor a hidratação da pele”, orienta a médica.

Antes de adquirir um creme hidratante, é recomendado consultar um médico dermatologista de confiança, para que ele possa avaliar seu tipo de pele e indicar o produto mais adequado para suas necessidades. Além da hidratação cosmética, deve-se apostar também na hidratação via ingestão de água. Beber bastante água todos os dias também contribui para a saúde da pele.  

Hidratação significa cuidar da saúde da pele


Por mais que muitas pessoas pensem que hidratar a pele não passe de uma preocupação estética, na verdade
a prática é muito importante para a saúde da pele como um todo. Vale ressaltar que a pele é responsável por proteger o organismo contra a invasão de agentes infecciosos, impurezas e substâncias químicas que estão no ambiente externo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
coronavirus
hidratacao
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual a importância de hidratar as mãos depois da rotina de limpeza com água e sabão?"

Sonia

Minha pele está cheia de rugas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sonia. Neste período da quarentena nossa pele está sendo mais exposta a agente que podem danificá-la devido ao aumento na frequência da lavagem das mãos e isso pode causar ressecamento e também rugas. Como a lavagem das mãos é algo imprescindível, o que podemos fazer para amenizar os efeitos negativos na pele é manter-se hidratada, tanto beber bastante água, como usar cremes hidratantes. Para o resto do corpo é importante não tomar banho com temperaturas muito elevadas, não dormir com maquiagem, passar protetor solar, não fumar ou ingerir álcool, entre outros. Vou deixar uma sugestão de leitura com outras dicas para diminuir as rugas: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/quais-dicas-mais-importantes-para-prevenir-rugas-na-pele. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.