Quais são as infecções de fungos que mais afetam a pele?

  • +A
  • -A

Infecções de fungos que afetam a pele nada mais são do que micoses. Existem diferentes tipos de fungos que comprometem a pele e, portanto, algumas variações de micose. Cada quadro apresenta características próprias, sintomas específicos e locais acometidos com mais frequência. A seguir, você confere as infecções mais comuns.

Características dos principais tipos de micose


As infecções de fungos (micoses) que mais afetam a pele são as seguintes: pitiríase versicolor, tineas e candidíase. A primeira (também conhecida como ‘pano branco’) caracteriza-se por manchas que podem ser esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas e descamativas, principalmente na região do tronco. É mais frequentemente observada no verão”, informa a dermatologista Aline Guimarães. 

As tineas, por sua vez, são micoses causadas por fungos dermatófitos que mais frequentemente afetam os pés (Tinea pedis), virilha (Tinea cruris), barba (tinea da barba) e corpo (Tinea corporis). “Estes fungos afetam a camada córnea – a mais superficial da pele – causando lesões avermelhadas e descamativas”, explica a especialista.

Por fim, a candidíase pode aparecer na pele de diversos locais do corpo, incluindo a boca e a região genital de homens e mulheres. Na mucosa da boca, se manifesta com placas esbranquiçadas, enquanto na região genital são perceptíveis manchas vermelhas, coceira e uma secreção vaginal esbranquiçada. “Causada pela levedura Candida sp, a candidíase pode afetar pele e mucosas”, afirma Aline.

Tratamento contra infecções de fungos na pele


Todos esses
tipos de micoses podem ser tratados com o uso de antifúngicos tópicos (cremes, loções, sprays) ou orais, dependendo de cada caso. Esta é a medida principal do tratamento. Além disso, é importante evitar umidade local. “Secar bem entre os dedos dos pés após o banho e evitar usar calçados fechados por muito tempo são exemplos de cuidados que ajudam a evitar recidivas”, conclui a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Aline Guimarães

Dra. Aline Guimarães

Dermatologia

CRM: 155914 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as infecções de fungos que mais afetam a pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.