Qual é a diferença entre pele oleosa e pele brilhosa?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é a diferença entre pele oleosa e pele brilhosa?

É comum as pessoas acharem que pele oleosa e pele brilhosa são a mesma coisa, mas isso não é necessariamente verdade. Uma pele oleosa pode não ser brilhosa, assim como uma pele brilhosa pode não ser oleosa. Além disso, o brilho resultante da oleosidade não se relaciona com uma pele saudável. A pele brilhosa saudável se associa à hidratação.  

 

Diferenças entre pele oleosa e brilhosa

 

“A pele oleosa pode não ser brilhosa. Ela pode ter até mesmo um aspecto mais fosco. Isto porque a oleosidade se dá pelo aumento da secreção das glândulas sebáceas e não pelo aumento da quantidade de água na pele. A pele brilhosa está relacionada a uma maior quantidade de água, sendo mais hidratada”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Uma pele oleosa, quando se apresenta de forma brilhosa, demonstra que sua oleosidade está excessiva, o que cria um aspecto gorduroso e negativo. Por outro lado, a pele brilhosa vista de forma positiva é aquela iluminada, que passa uma imagem jovem e descansada. “Algumas vezes, a renovação celular pode garantir brilho à pele, tendo em vista que a pele mais jovem apresenta maior grau de hidratação”, explica Gabriella.

 

Tratamento contra oleosidade na pele

 

Independente de ser brilhosa ou não, a pele oleosa exige tratamento adequado, pois a quantidade excessiva de glândulas sebáceas atuando aumenta as chances de problemas, como cravos e espinhas, que são resultados de um processo inflamatório. “A pele oleosa tem um aspecto mais sujo e causa mais desconforto ao paciente”, afirma a dermatologista.

Para tratar a pele oleosa, é importante ter alguns cuidados, como lavar o rosto sempre antes de dormir, evitar alimentos gordurosos (amendoim, chocolate, frituras) não lavar o rosto diversas vezes ao longo do dia, evitar o estresse, e usar sabonetes especiais. Essas medidas ajudam a evitar a produção em excesso das glândulas sebáceas.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é a diferença entre pele oleosa e pele brilhosa?"

Tânia

Qual melhor protetor com cor pra pele oleosa? É como tratar espinhas tenho pele oleosa mais brilha e agora não sei especificar qual das duas oleosa ou brilhosa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tânia, o ideal é que você procure um dermatologista, que após avaliar o seu tipo de pele, poderá indicar o produto adequado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.