Qual é a pressão arterial ideal para cada faixa etária?

  • +A
  • -A

A meta inicial de pressão arterial ideal é a mesma para todos, independente da idade. Em alguns casos específicos essa meta acaba sendo diferente, mas, no geral, estipula-se como ideal um valor menor do que 140 x 90 mmHg (ou 14 por 9, na forma mais coloquial), segundo o Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Índices mais altos costumavam ser tolerados no caso dos idosos, porém atualmente isso não é mais recomendado pelos especialistas.   

“Diferentemente das crianças e adolescentes, que possuem uma tabela com os níveis da pressão normal de acordo com idade, sexo e altura, os adultos, independentemente da idade, têm o mesmo alvo inicial de meta pressórica, que é pressão arterial (PA) menor que 140 x 90 mmHg. Exceções existem para alguns grupos específicos, como pacientes renais crônicos, diabéticos, portadores de aneurismas ou pós derrame cerebral”, informa o cardiologista Francisco Flávio America. 

Pressão arterial ideal para os idosos


Segundo o médico, em estudos antigos “aceitava-se” que o idoso tivesse uma meta de
controle pressórico maior, com o receio de que essa população poderia sofrer mais com efeitos colaterais da medicação e também por acreditarem que isso não resultaria em problemas. Porém, estudos mais recentes vêm mostrando o contrário.

“Pesquisas mais recentes mostram que nos idosos com mais de 65 anos há redução maior no risco de infarto, derrame, AVC, coração crescido e morte cardíaca quando se adota um tratamento com meta de pressão menor que 140 x 90 mmHg. Observou-se que tolerar pressões mais elevadas significa tolerar aumento do risco desses episódios cardiovasculares nesta faixa etária, que pela própria idade já conta com um risco maior”, afirma o cardiologista.

Tratamento medicamentoso é fundamental para evitar problemas cardiovasculares


Portanto, o ideal é se manter em consultas constantes com seu cardiologista para que ele te oriente da forma mais adequada, de acordo com sua condição, suas limitações e necessidades. Em caso de hipertensão, o
tratamento medicamentoso é sempre indicado para evitar episódios cardiovasculares perigosos (morte cardiovascular, AVC, infarto do miocárdio). 

 

Dados do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia: http://www.eusou12por8.com.br/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Qual é a pressão arterial ideal para cada faixa etária?"

Amelia

Eu faço tratamento para pressão Arterial Alta e não estão acertando a medicação para normalizar pois minha pressão se mantém 200/100 220/110 e até mais.e já foi trocada a medicação três vezes e não baixa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Amelia. É importante que você fique bem atenta em relação a sua pressão e leve essa informação para o médico, pois cabe a ele trocar a medicação ou refazer exames para identificar se há algo que está fazendo com que sua pressão não amenize. Desejamos sucesso no seu tratamento! Abraços.

Valter Sampaio Pinto

A ida ao cardiologista é primordial seguindo a orientação recebida, faço uso de medicação a mais de uma década mantendo minha pressão dentro dos padrões.

Flavio Dias Fukubara

Olá, boa tarde. Após um problema medico e com a idade tornei-me hipertenso. Através de acompanhamento medico e exames anuais consigo estabilizar em parte meu problema de pressão alta (140X90), porém adquirindo hábitos de vida saudavel e procurando fazer exercicios fisicos (caminhadas e não passeios, porque existem diferenças), consigo muitas vezes abaixa-la.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Flavio. Ficamos felizes com o progresso obtido em seu tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.