O que é pré-hipertensão? Quais são as suas características?


  • +A
  • -A

A hipertensão é definida quando a pressão arterial de um indivíduo supera o limite de 140 por 90 mmHG. Neste caso, recomenda-se ao paciente iniciar o tratamento, tanto com medicamento quanto com adoção de hábitos saudáveis de vida. Contudo, aqueles que têm pressão arterial abaixo desse valor, mas ainda assim acima do ideal, também correm riscos e por isso necessitam de cuidados. Esse estágio é conhecido como pré-hipertensão.

Importância do diagnóstico de pré-hipertensão

 

“Entende-se hoje que pacientes com níveis alterados de pressão arterial, mas que ainda não são diagnosticados com hipertensão, devem ser classificados como ‘em risco’ ou pré-hipertensos”, informa o cardiologista Marcus Gaz. Segundo o especialista, isso se deve ao fato de cada vez mais os estudos apontarem relação entre diferentes níveis pressóricos e problemas de saúde cardiovascular.  

“Recentemente, as sociedades brasileiras e internacionais que estudam pacientes com hipertensão têm emitido entendimentos e diretrizes reduzindo ainda mais os níveis toleráveis de pressão arterial”, completa.

 

Tratamento para pré-hipertensão

 

Os pacientes pré-hipertensos, assim como os hipertensos, devem adotar um estilo de vida mais saudável, pois sua condição também os coloca com risco aumentado de manifestarem episódios cardiovasculares críticos, como infarto e AVC. “Quanto maior a pressão arterial, maior a chance do paciente adoecer com problemas cardiovasculares”.

Seguir uma dieta balanceada, pobre em sódio, gorduras e carboidratos, praticar atividades físicas regularmente e cessar o tabagismo são medidas fundamentais para evitar elevação da pressão e os riscos que isso implicaria. “Os pré-hipertensos se beneficiam muito de estratégias como perda de peso, adoção de dieta DASH (dieta especial para prevenir hipertensão) e prática de atividade física regular”, conclui Gaz.

 

Dr. Marcus Vinicius Burato Gaz é cardiologista, graduado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 135061

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é pré-hipertensão? Quais são as suas características?"

Conceição

O remédio de hipertensão causa efeito colateral. Estou tomando o remédio. Lotar ja faz 7 anos, apos dois anos estou sentindo tontura, falta de equilibrio, sonolencia, visão turva e embasada. Esse medicamento dar essas reações. Será que esses sitomas e do medicamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Conceição! Em vários casos, a escolha de um anti-hipertensivo é feita levando em consideração a presença de outras doenças do paciente, portanto, somente o profissional poderá recomendar a substituição dos medicamentos. Orientamos que procure um cardiologista para uma avaliação do seu tratamento em específico. Falamos mais sobre isso no site, confira em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/substituicao-remedios-hipertensao. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.