Perder peso ajuda a controlar a pressão alta? Por quê?


  • +A
  • -A

A redução de medidas é um passo importante no controle da pressão alta, tanto pela eliminação de gordura intrínseca ao emagrecimento, quanto pela diminuição do consumo de carboidratos e sal, necessários para que toda dieta funcione. Além da alimentação, a prática de atividade física deve existir para potencializar a perda de peso.

“É fato que perder de 5 a 10% do peso corporal em pacientes com sobrepeso e obesidade reduz a pressão arterial em cerca de 10% nos níveis máximo (sistólico) e mínimo (diastólico). A melhor medida prática para esses pacientes emagrecerem é a redução da ingestão calórica, especialmente de carboidratos e gorduras saturadas”, informa o cardiologista Marcus Gaz.

 

Exercício físico e redução de sal para ajudar a controlar a pressão alta

 

Implementar na rotina algum ou alguns exercícios físicos é de fundamental importância para a queima de gorduras e calorias, e por isso um tratamento de controle da pressão sem essa medida nunca será completo. “Realizar atividade física aeróbica ou resistida de 180 a 240 minutos por semana tem impacto importante na redução dos níveis pressóricos”, afirma Gaz. Corrida, caminhada, ciclismo e pular corda são ótimos exemplos de atividades aeróbicas importantes.

A redução de sal é igualmente fundamental para o controle da pressão e muitos pacientes respondem bem à essa redução, apresentando níveis pressóricos mais equilibrados. O recomendado é manter o consumo abaixo de 2000mg de sódio por dia, o equivalente a 5g de sal de cozinha. “Essa informação é facilmente encontrada nos rótulos dos alimentos, mas, em geral, alimentos muito processados ou com conservantes tem grande carga de cloreto de sódio”, completa o cardiologista.

Medicamentos são fundamentais no tratamento da hipertensão

 

No caso daqueles que possuem hipertensão e se tratam para controlar os níveis pressóricos, ter hábitos de vida saudáveis pode não ser o suficiente, dependendo do quanto estão acometidos. Na maioria dos casos, é necessário usar remédios específicos que ajudam a diminuir a pressão dos vasos sanguíneos, tais como os diuréticos e alfa ou betabloqueadores.  

 

Dr. Marcus Vinicius Burato Gaz é cardiologista, graduado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 135061

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Perder peso ajuda a controlar a pressão alta? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.