Hipertensão: É possível controlar o estresse? Como?

  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 24% da população brasileira, segundo uma pesquisa coordenada pelo Ministério da Saúde em 2017. Controlar a doença adequadamente é muito importante para evitar complicações, como infartos e AVC, mas para que a pressão arterial se estabilize, é fundamental controlar também os fatores que a influenciam, como é o caso do estresse.

Descubra como controlar o estresse


Para o cardiologista Marcus Gaz, é perfeitamente possível
controlar o estresse ou, pelo menos, minimizar seus efeitos. “O controle passa por uma modificação do estilo de vida e dos hábitos. O paciente deve fazer atividades físicas, que diminuem o nível de estresse, deve ter uma boa alimentação, com baixos níveis de gordura e açúcar, e não pode abusar de álcool e cigarro”, recomenda o especialista, que aconselha também a sair e se divertir e ter hobbies.

No entanto, há o caso de pessoas hipertensas que precisam procurar ajuda profissional para lidar com o estresse, seja por meio de psicoterapia, de medicações ou de ambas. Nesse caso, o ideal é procurar um psiquiatra ou um médico clínico para verificar o motivo por trás do estresse, que pode ser alguma doença psiquiátrica ou distúrbio da tireoide.

Entenda como o estresse influencia a hipertensão


Segundo o cardiologista, o
estresse crônico é uma ameaça ao paciente hipertenso. “O estresse crônico leva a alterações metabólicas que impactam diretamente na pressão arterial, como maiores níveis de cortisol e adrenalina circulando no sangue. A pressão de pacientes estressados tende a ser maior”, explica o médico.

Já o estresse agudo, que surge em um momento de frustração, nervosismo, raiva ou desapontamento, provoca apenas efeitos pontuais. “Há, geralmente, um pico de pressão, mas logo depois ela cai para níveis próximos à normalidade. Isso é muito rotineiro e não chega a afetar tanto o controle da pressão. O mais preocupante é o estresse crônico”, afirma o profissional.

 

Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/hipertensao

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcus Gaz

Dr. Marcus Gaz

Cardiologia

CRM: 135061 / SP

TAGS
cardiovascular
estresse
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão: É possível controlar o estresse? Como?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.