Hipertensão também se manifesta antes da vida adulta?

  • +A
  • -A

Por mais que a hipertensão se manifeste mais comumente em indivíduos adultos, a doença também pode surgir em jovens. Como o problema é, em muitos casos, assintomático, a criança ou o adolescente pode sofrer com o mesmo mas não saber. Por isso, é fundamental que os pais garantam que seus filhos estejam sempre em dia com consultas e exames de rotina, para que haja condições de ser investigado o mais cedo possível qualquer tipo de alteração de saúde.

Manifestação da hipertensão antes da vida adulta


“Estima-se que na última duas décadas a porcentagem de crianças e adolescentes com hipertensão arterial tenha dobrado. A
causa pode ser secundária a outras doenças, como doenças renais, por exemplo, ou primária (herança genética associada ao estilo de vida, com ênfase para a presença de obesidade)”, afirma a cardiologista Carolina Nagano. “Nesta fase, a interferência dos pais é de suma importância, já que o risco de infarto e arritmias na fase adulta se torna bem maior”, acrescenta a médica.

Ainda segundo a especialista, como a doença pode ser assintomática, deverá ser pesquisada de forma rotineira a partir dos três anos de idade. De acordo com o Dr. Gabriel Dotta, também cardiologista, o diagnóstico, por vezes, se dá quando há lesões em órgãos alvo, como o coração e os rins.

“A hipertensão secundária é um tipo de hipertensão que deve ser suspeitada em crianças e adultos jovens com níveis tensionais aumentados. Em crianças, o pediatra verifica isso consultando uma tabela específica de níveis de pressão arterial conforme a idade. O médico deve avaliar a necessidade de exames complementares para melhor caracterização. As principais causas de hipertensão em jovens podem ser hormonais, renais, vasculares, dentre outras e, inclusive, a obesidade”, informa Dotta.

Principais medidas de tratamento


O tratamento contra pressão alta, independente da idade do paciente, gira em volta de alguns pilares, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH): redução do peso, prática de exercícios físicos, mudança do padrão alimentar, cessar o tabagismo, nunca parar o tratamento, dentre outros. “
Quanto ao uso medicamentos, tudo dependerá de alguns fatores, como gravidade da hipertensão arterial, existência de outras doenças, lesões em alguns órgãos pela pressão alta, etc.”, ressalta Nagano. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão:

https://www.sbh.org.br/arquivos/hipertensao/10-mandamentos-contra-a-pressao-alta/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gabriel Dotta

Dr. Gabriel Dotta

Cardiologia

CRM: 172476 / SP

Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hipertensão também se manifesta antes da vida adulta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.