Esqueci de tomar a medicação para hipertensão, o que devo fazer?


  • +A
  • -A

O tratamento da hipertensão muitas vezes exige o uso contínuo e regular de medicação. Esquecer de tomar o remédio é normal, mas pode prejudicar o tratamento, então é preciso ter atenção. Cada medicamento tem um comportamento único no corpo e, por isso, é importante sempre conversar com o médico para saber o que fazer em caso de atrasos ou esquecimentos.

 

Não tomar a medicação corretamente é perigoso e compromete o tratamento

 

Quando se esquece uma dose de medicamentos usados uma única vez ao dia, o paciente deve tomar o medicamento assim que se lembrar, mas desde que no mesmo dia. Deve-se evitar duas doses desses remédios no mesmo dia, exceto se orientado pelo seu médico. Para medicamentos usados de duas a quatro vezes ao dia, é possível aguardar o horário da próxima dose, a não ser que o esquecimento seja muito breve (uma ou duas horas após o horário preconizado)”, explica o cardiologista Marcus Gaz.

Caso os esquecimentos sejam frequentes, no entanto, o quadro fica mais complicado, pois não dá para recuperar constantemente os períodos “perdidos”, em que o remédio não foi tomado. “Quando o paciente esquece várias vezes de tomar o remédio, deve-se considerar a troca de medicamentos ou otimização de horários. Nesse caso, consultar seu médico é fundamental!”, alerta Gaz.

Segundo o especialista, pesquisas com pacientes apontam que é extremamente frequente os esquecimentos, mesmo estes sendo perigosos para a saúde e prejudiciais para o tratamento. “Ocasionalmente, isso acontece com quase todos os pacientes, mas quando isso é semanal, se torna comum notar piora dos níveis pressóricos, por exemplo”, afirma o cardiologista.

 

Por que é tão importante usar a medicação de forma regrada no tratamento da hipertensão?

 

Quando se interrompe o uso da medicação de hipertensão, mesmo que por poucas horas ou dias, o corpo sente falta do medicamento e a pressão volta a subir, muitas vezes no curto prazo. “Já quem usa corretamente o medicamento e de forma contínua, aumenta a chance dos níveis de pressão arterial estarem sob controle na maior parte do tempo, o que reduz a chance de problemas renais, cardiovasculares e neurológicos a longo prazo”, completa Gaz.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcus Gaz

Dr. Marcus Gaz

Cardiologia

CRM: 135061 / SP

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Esqueci de tomar a medicação para hipertensão, o que devo fazer?"

francisca lucia

tomo losantana 50mg 1 comprimido ao dia, deixei de tomar por 1 dia porque minha pressão estava 10/7 . Hoje senti uma tontura e tomei o medicamento, pois estava 14/8. mesmo quando ela cai tenho que tomar o medicamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisca. Você deve utilizar o medicamento de acordo com a prescrição do seu médico para que o tratamento seja eficaz. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Até a próxima.

José Otávio Barbosa

muito bom as dicas dos medicos alimentação adequada exercícios e tomar corretamente o medicamento para uma vida saudável

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José. Ficamos felizes que tem apreciado nossas matérias. Continue nos acompanhando para mais informações e dicas como essa. Até breve.

Raquel S Wurfel

Minha pressão mesmo tomando o remédio está descontrolada,posso fazer esteira mesmo estando alta para controlar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Raquel. É de suma importância que você converse com seu cardiologista e o informe sobre os sintomas. Para iniciar qualquer atividade física também é crucial a indicação do médico. Continue por aqui para receber mais informações e dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.