De que forma a prática de exercícios ajuda no tratamento da hipertensão?

  • +A
  • -A

O tratamento contra hipertensão consiste na combinação de alguns cuidados específicos, o que inclui a prática de atividades físicas. Ao se exercitar regularmente, o paciente combate fatores de risco importantes, como sobrepeso, sedentarismo e estresse. Contudo, nem todo exercício é adequado nesse contexto, então é sempre necessária a indicação de um médico especialista.     

Principais exercícios para o tratamento da hipertensão 


“Os exercícios físicos com
benefícios para pacientes hipertensos são os aeróbicos. Portanto, caminhada, corrida, ciclismo, natação e esteira são opções comumente propostas pelo cardiologista. É importante ter em mente a importância de realizar tais atividades com regularidade e com uma duração de tempo eficaz”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr.

Segundo o especialista, o paciente que se exercita pelo menos três vezes na semana, com duração de 50 a 60 minutos em cada sessão, já consegue com alguma margem de segurança obter os benefícios esperados. Contudo, o paciente não precisa começar neste ritmo, especialmente se ele não tiver um bom condicionamento físico. O ideal é começar aos poucos, aumentando o nível da atividade gradativamente. 

Atividades físicas ruins para quem tem pressão alta


Por mais que a prática de atividade física seja importante no controle da hipertensão, é necessário ter bastante cuidado na escolha das atividades e na intensidade das mesmas, pois erros nesse sentido podem provocar o efeito oposto, colocando o paciente em risco.
Os exercícios que devem ser evitados são aqueles que implicam em força e peso, como a musculação, especialmente com cargas muito pesadas.

“Este tipo de atividade aumenta a pressão sistólica e diastólica, que tem como base o reflexo pressor do exercício, com elevação da tensão intramuscular durante a contração. Isso eleva a pressão arterial desproporcionalmente, levando à interrupção do fluxo sanguíneo muscular”, explica o médico. Em paralelo à prática de exercício físico, é fundamental que o paciente siga com o tratamento medicamentoso de controle da pressão arterial. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rubens Mattar Júnior

Dr. Rubens Mattar Júnior

Cardiologia

CRM: 30054 / SP

TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "De que forma a prática de exercícios ajuda no tratamento da hipertensão?"

Neider Silveira jatobá

Antes do confinamento, caminhava na areia da praia pra respiração e tb muscular membros inferioresAgora não me sinto impedido,mas um dia com os fiscais dormindo,sobretudo minha esposa, espero visitar a praia . Nunca senti febre,nem dor por minha catarreira sem tosse!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.