Como é feito o tratamento do aneurisma de aorta?


  • +A
  • -A

O aneurisma é a dilatação das paredes de um vaso sanguíneo. Quando esse problema afeta a artéria aorta, responsável pela circulação do sangue que sai do coração, recebe o nome de aneurisma de aorta. A condição não costuma provocar sintomas, mas o tratamento é necessário porque a falta de controle facilita uma série de complicações.

Tratamento da pressão alta faz parte do combate ao aneurisma de aorta


“Com a detecção precoce, é possível implementar as medidas para estabilizar a doença e prevenir sua evolução. A base fundamental do tratamento para os pacientes que têm aneurisma é controlar os fatores de risco”, afirma o cardiologista Cassian Rodrigues Belettini. Como o
tabagismo é um dos principais fatores, abandonar de vez o cigarro é essencial.

Além disso, controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol também é importante. Para isso, cada paciente pode praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta adequada com a ajuda de um nutricionista. Já o cardiologista pode auxiliar com a prescrição de medicações estatinas, para o colesterol, e anti-hipertensivas, para os casos de hipertensão.

Casos graves de aneurisma podem ser tratados com cirurgia


No entanto, em alguns quadros mais complexos, essas medidas podem não ser suficientes e impedir o surgimento de complicações. “Para casos muito avançados, nos quais existe risco de ruptura do aneurisma, o médico pode indicar a correção do problema por meio de uma prótese”, explica o profissional.

“O implante da prótese que protege contra a expansão e ruptura do aneurisma pode ser realizado por meio de cirurgia convencional ou por técnicas menos invasivas, como o implante percutâneo endovascular, realizada sem grandes cortes, através de uma artéria da perna, por exemplo”, cita o especialista. A escolha por uma cirurgia convencional ou endovascular irá depender do tipo e da localização do aneurisma.

Dr. Cassian Rodrigues Belettini é cardiologista, especialista em Ecocardiografia e Medicina Interna e graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). CRM-SC: 19475 – facebook.com/drbelettini

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é feito o tratamento do aneurisma de aorta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.