Quanto tempo de repouso é recomendado para a recuperação de um infarto?

  • +A
  • -A

Logo após um infarto é recomendado que o paciente fique um tempo de repouso para não sobrecarregar o músculo que foi recentemente acometido. A duração desse repouso varia de acordo com o caso: quando o infarto gera problemas mais sérios, a tendência é que o tempo de repouso seja maior do que nos casos em que as repercussões foram menores.

 

Repouso deve ser feito pelo risco de arritmias e aumento da área que sofreu o infarto

 

“O tempo de repouso depende do infarto e do tipo de tratamento que foi realizado. Tratamento com remédios tem tempo de recuperação diferente de uma cirurgia cardíaca, por exemplo. Avalia-se se houve alguma complicação do infarto, como diminuição da força do coração, arritmias entre outros”, explica a cardiologista Caroline Nagano.

Segundo a Dra. Ana Catarina Periotto, também cardiologista, o tempo total de recuperação poderia ser estimado, em média, em 30 dias, mas depende do grau de sequela. “O repouso absoluto é indicado de 3 a 5 dias após o infarto, devido ao risco de arritmias e aumento da área infartada. Após a fase crítica nos primeiros dias do infarto, é recomendada reabilitação cardíaca com fisioterapia e exercícios”, afirma a médica.

 

Repouso deve ser breve pois sedentarismo é fator de risco para novo infarto

 

Esse repouso que é exigido na maioria das vezes se dá pelo tipo de tratamento que aconteceu. Nas cirurgias cardíacas, por exemplo, a recuperação é gradual, por conta do corte cirúrgico, assim como pelo implante de stent. Independente do tempo de repouso, é essencial iniciar, assim que possível, atividades físicas, pois o sedentarismo poderá levar a um novo infarto.

“O repouso absoluto deve ser breve. O melhor é que o paciente comece a andar o quanto antes, de preferência dentro do hospital ainda, e logo depois com novos exercícios leves”, afirma Caroline. “Após o tratamento da fase inicial, é imprescindível que o paciente faça reabilitação e atividades físicas guiadas para evitar o sedentarismo, que é um fator de risco para novos infartos”, alerta Ana Catarina.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Caroline Nagano

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

28 comentários para "Quanto tempo de repouso é recomendado para a recuperação de um infarto?"

Ronaldo lima

Tive um infarto, depois de 10 dias dia cateterismo foi detectado parece que duas veias entupidas uma 30% e uma outra 100% no laudo resultado o médico disse que eu teria que ser avaliado por um cirurgião cardíaco para ver se resolve com medicamento.ou cirurgia… Estou com muito medo pois trabalho por.conta uma cirurgia agora nossa, gostaria de uma ajuda uma informação, o que pode ser.feito por favor. Meu número.011_ 940741939

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ronaldo. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais eficaz diante de uma consulta presencial com o especialista adequado. Procure atendimento com um cardiologista para que ele possa orienta-lo de forma completa. Continue nos acompanhando para receber mais dicas, informações e matérias como essa. Abraços.

Maria Dolores dos Santos

Tive um infarto dia 03/05/2019 fique na UTI onze dias fiz o cateterismo mais não deu para por o stent o cardiologista explicou que duas artérias estão entupidas 100% e que o meu caso só cirurgia como estou bem me deram alta com repouso de 07 dias e aguardar a cirurgia,estive internada no hospital Mário Covas de Santo André São Paulo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos por você compartilhar seu comentário conosco. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até logo.

Fabiana Ferreira

Meu marido tem 37 anos e teve um infarto extenso que comprometeu as paredes do coração logo um cateterismo nao sera a solucao do tratamento , será que ele ainda corre risco de vida ? Tem chance de regeneração com as medicações. Ele iniciou o processo de dor do infarto por volta das 20:00 e foi atendido por vokta das 21:00 e ficou tomando medicações ate ir para a emergência do hospital .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fabiana. Agradecemos por você compartilhar seu relato. Só é possível indicar o tratamento mais adequado para seu marido e orienta-la de forma completa diante de uma consulta presencial. Converse com seu médico para que ele possa sanar todas as suas dúvidas de forma eficaz. Até logo.

André Luis de Abreu

Tive infarto sexta dia 10/06,posso voltar às minhas atividades, jardinagem, só que estou muito cansado e com dor na nuca

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, André. O tempo de repouso depende do infarto e do tipo de tratamento que foi realizado. Por isso, orientamos que converse com seu cardiologista antes de retornar as atividades diárias. Estimamos melhoras!

Edjane lira correia silva

Meu esposo te um enfarte onde demorou pra ser atendido.air fez angeoplastia e logo após três dias foi liberado.e quando estávamos voltando pra casa ele começou a passar mal.foi quando teve um novo enfarte Trombose no stents e foi pra útei estava muito canssado passou 12dias.sr recuperou fez novamente outra angeoplastia.para corrigir e colocou mas dois atendes.ja faz 3meses.qieria saber quanto tempo pra voltar a vida sexual ativa

Ronaldo

Boa tarde minha mãe sofreu um infarto ja faz 8 dias ,e vai ter q fazer a cirurgia. Qnto tempo ela pode ficar sem fazer a cirurgia?

Gracina Pereira gomes

Senti dor no peito que ia nas costas internada na Santa casa de JF meu exames davam normal depois de 11 dias foi feito cateterismo e na mesma hora foi feito angioplastia coloquei um atentamente sempre fui sedentária hoje a do 2 vezes ou3 por semana não tenho disposição me orientem por favor isso aconteceu 1 de janeiro desse ano tenho 70 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gracina. Ficamos felizes em saber que já tomou as medidas para melhorar sua saúde, isso é muito importante. A angioplastia é uma cirurgia complicada e o acompanhamento médico no pós operatório é indispensável, pois assim será possível tirar todas as suas dúvidas e ainda receber orientações da melhor forma de seguir com seu tratamento.Desejamos sucesso no tratamento e indicamos a leitura da matéria abaixo, para ajudá-la com mais informações. Até breve!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/riscos-angioplastia

mirian

Boa tarde! minha mãe sofreu um infarto ha 4 dias está sendo acompanhada por uma equipe de cardiologistas , porém ainda assim fico ansiosa para entender melhor o quadro clínico dela.Ela fez um procedimento de catete ou angioplastia colocou 2stent na arteria coronária “D” ,gostaria de saber quanto tempo leva para o coraçao dela regenerar e se é possível?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mirian. Segundo a cardiologista Ana Catarina Periotto, o tempo total de recuperação poderia ser estimado, em média, em 30 dias, mas depende do grau de sequela. “O repouso absoluto é indicado de 3 a 5 dias após o infarto, devido ao risco de arritmias e aumento da área infartada. Após a fase crítica nos primeiros dias do infarto, é recomendada reabilitação cardíaca com fisioterapia e exercícios”, afirma a médica. É recomendado que converse com a médica que está fazendo o acompanhamento, pois ela poderá orienta-la melhor sobre o quadro de sua mãe. Torcemos por ela. desejamos abraços as duas!

Oi tive um infarto no dia 2 de setembro fiquei 4 dias no cti e 5 fiz o cateterismo e deu um veia 100% entupida, perdir a veia pois as células dela já tava morta , tô preocupada pois depois q vim pra casa não tô conseguindo mim levantar sozinha, meu joelhos parece q perde o jogo e as vezes eu chego até cair no chão, isso é normal?

undefined

CUIDADOS PELA VIDA

Olá! Com os incômodos apresentados, recomendamos que retorne em consulta e relate ao médico, o mesma irá realizar uma avaliação e se necessário indicar um tratamento adequado de acordo com seu caso. Torcemos por sua melhora. Abraços!

Maria de Fátima Alves de jesus

Oi eu tive um infarto dissecisao uma das artéria lado direito foi em fevereiro 2018 fiz cateterismo e trato com ass e sinvastatina mas queria saber se é normal senti dor no branco esquerdo desde o infarto e as vez tonteira fraqueza

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. De acordo com o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, em alguns casos, o paciente passa a conviver com um quadro de insuficiência cardíaca, consequência do infarto. Sentirá cansaço, principalmente ao se deitar. É indispensável que retorne ao especialista o quanto antes para que ele possa analisar os sintomas, e assim prescrever um tratamento, se for o caso. Desejamos melhoras. Até breve.

Solange Ferreira

Tive um infarto no dia 4/10 fiquei 5 Dias no cti fiz o cateterismo coloquei dois stends e angeoplastia gostaria de saber quanto tempo tenho que ficar sem relação sexual estou tentando parar de fumar mais esta difícil pq me dá muita dor de cabeça corro algum risco se tiver relação sexual?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Solange. Neste caso, recomendamos que você verifique junto ao médico essa possibilidade, pois o período de recuperação varia de acordo com o caso, o profissional que lhe acompanha pode esclarecer essa dúvida. A decisão de parar de fumar, é fundamental para sua saúde. Entretanto, nem sempre é fácil. Segundo especialistas: “A nicotina presente no cigarro provoca dependência e, muitas vezes, o fumante precisa de ajuda psicológica para interromper o consumo. Se desejar pode recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece tratamento gratuito e com profissionais qualificados”. Desejamos progresso no seu tratamento. Abraços!

Elizabete

Tive um infarto dia 21/9 fiz todo procedimento eco e o cateterismo dia 3/10 O médico deu uma semana de repouso já faz 10 dia já posso dirigir

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elizabete. Indicamos que verifique junto ao médico a possibilidade de suspender o repouso, pois com a consulta presencial, ele fará as devidas verificações e assim poderá descartar os riscos. Até breve.

Marcia Regina

Olá, meu marido sofreu um infarto dia 21/09, foi socorrido rapidamente, pois estavamos muito perto do hospital, cerca de 4 minuto já estava sendo atendido, realizou cateterismo ficou 5 dias na uti colocou 1 stent. Está fazendo tratamento com psicólogo, caminhada 3 vezes por semana parou de fumar, dieta alimentar, passou por 3 cardiologista, mas as duvidas continuam… gostaria de saber se ele pode tomar cerveja nos fins de semana…e se com o consumo da cerbeja ele pode ter um outro infarte?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Márcia. Dentro das condições de saúde que seu marido se encontra, é interessante que verifique se no caso dele o médico poderia liberar o consumo de bebida alcoólica sem riscos. Recomendamos esta leitura que aborda o tema: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/consumo-excessivo-bebidas-alcoolicas-hipertensao. Abraços.

Luciana

Meu pai foi colocar marca passo e na hora teve 3 paradas cardíacas , ficou 8 minutos com o coração parado , isso faz 10 dias. Ele já teve alta porém voltou totalmente confuso , não lembra das coisas e mio agressivo . Será que isso melhora ou foi sequela que ficou .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciana. O ideal é marcar consulta com o especialista para avaliar o estado de seu pai e realizar exames, para ver qual a melhor conduta no pós operatório dele. Torcemos pela completa recuperação.

Sérgio

Olá,passei por um cateterismo,pois estava infartando devido a uma inflamação em volta do coração, após o mesmo e um eco fui liberado onde ficou constatado que está tudo bem. O médico me mandou repousar e deu-me 30 dias sem trabalho, to repousando e gostaria de saber se este repouso inclui relação sexual.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sérgio. Após a fase crítica nos primeiros dias do infarto, é recomendada reabilitação cardíaca com fisioterapia e exercícios. Entretanto, é importante que verifique junto ao médico, ele será capaz de avalia-lo, ver como está o andamento e então poder dizer se já está apto, ou não, para fazer esforços. Desejamos sucesso na recuperação. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.