Sangue nas fezes? Fique atento! Isso pode ser um sinal de hemorroidas

  • +A
  • -A

As hemorroidas são dilatações das veias encontradas no canal anal, no ânus e no reto. Trata-se de um problema de saúde também composto por tecidos e fibras elásticas em menores quantidades e que é considerado constrangedor por muitas pessoas, que acabam deixando de procurar atendimento. No entanto, as hemorroidas requerem tratamento médico.

Sangramento não é sintoma exclusivo das hemorroidas


Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, menores serão as complicações e mais eficiente será o tratamento. A atenção a alguns sintomas pode facilitar o auxílio médico. “A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas. O sangramento é bem característico, sendo um vermelho vivo e habitualmente não está misturado às fezes”, explica o coloproctologista Silvio Tarnovschi.

O especialista afirma que a quantidade de sangue pode variar, de acordo com o caso, como traços no papel higiênico ou gotas e até esguichos no vaso sanitário. Entretanto, esse sintoma não é exclusivo das hemorroidas: “Várias patologias do intestino grosso podem causar sangramento, como o câncer do reto ou do cólon.” Merecem destaque também as lesões vasculares, câncer de intestino e os divertículos, bolhas que se formam na parede do intestino.

Hemorroidas provocam coceira e dor


Para que não haja confusão, é preciso, portanto, conhecer outros sintomas das hemorroidas. Além do sangramento, o problema causa também coceira e inchaço na região anal,  prolapso, ou seja, a exteriorização das veias, e dor, que surge em momentos de inflamação mais intensa das veias.

Entre as possíveis complicações estão a trombose hemorroidária e a anemia, quando ocorre uma perda excessiva de sangue. Entretanto, os tratamentos atuais estão bastante avançados e costumam ser eficazes. A adoção de hábitos saudáveis, o uso de medicamentos, além de injeções e cirurgias nos casos mais graves podem resolver o problema.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Silvio Tarnovschi

Dr. Silvio Tarnovschi

Coloproctologia

CRM: 44347 / SP

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Sangue nas fezes? Fique atento! Isso pode ser um sinal de hemorroidas"

Luciano Padilha de Souza

Estou com sangramento faz uma semana mais ou menos e estou assustado,pq já aconteceu a um ano atrás fui no médico e ele nem me encaminhou para um especialista…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luciano, o ideal é que você realize uma consulta com o proctologista, ele poderá identificar a causa do sangramento e indicará a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

vanise rodrigues

Ola boa noite! Ja tem slgum tempo que estou notando sangue nas minhas fezes e tive uma anemia severa durante a gravidez. O que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanise, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Juliana

Tor sentindo uma dor no lado esquerdo do intestino fui ao banheiro e tava uma fezes seca depois saiu sangue o que pode ser

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juliana, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Fabio Rodrigues

Ola tive sangramento nas fezes, procurei o especialista fiz endoscopia e colonoscopia. Os exames constaram Gastrite Nodular de Antro e H pilory e tambem hemorroidas. Fiz o tratamento com medicamentos para gastrite e h pilory, mas ainda continuo com sangue vermelho vivo nas fezes.Devo procurar outro medico ou com certeza esse sangue è das hemorroidad ? Pois fiz colonoscopia. E nao deu nenhum problema.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fabio, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Abraços.

SILVIA

Bom dia doutor Fabio…………estou com veinhas soltas por fora do anus, antes saia um pouquinho de sangue, faz 10 dias , todos os dias quando evacuo, sai uma grande quantidade de sangue vivo no vaso sanitário, o que pode ser??muito obrigada…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Rosana

Bom dia Dr estou a 1 semana toda vez que vou ao banheiro evacuar sai sangue no vaso e com uma protuberância por fora do ânus ..o que pode ser ..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana, converse com o coloproctologista ou o médico da unidade emergencial de saúde mais próximo de sua residência. É necessário exames para ter diagnostico correto. Desejamos melhoras.

luiz andre

Ou doutor, fazem mais ou menos 7 meses que fiz o tratamento para h pilory. E percebi nos últimos dias, algumas vezes sangue nas fezes . Oque pode ser ??? Lembrando doutor que fiz o tratamento para h pilory. Desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luiz. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. A presença de sangue nas fezes pode ser um sinal de hemorroidas, mas esse sintoma não é exclusivo das hemorroidas, pode está relacionado á varias patologias do intestino grosso. Desta forma, orientamos que procure um Proctologista para lhe dar um diagnóstico adequado, pois o especialista vai te esclarecer após exames, se o sangramento pode está relacionado ao tratamento que fez da H.pylori ou se é um sintoma de outra patologia. Estimamos melhoras!

Osvaldo Lima Junior

Tenho hemorroida externa pequena, normalmente com pouca exposição, e não tenho dores pra defecar porque consumo frutas no cafe da manhã, aveia e linhaça com iogurtes, mas o sangramento só acontece quando evacuo e vem depois das fezes, como posso prevenir. Já que uma vez fui fazer o exame da próstata e o médico me falou que tenho uma hemorróida pequena, seria interessante tratar.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.