Que riscos o alto nível de colesterol e triglicerídeos no sangue pode gerar?


  • +A
  • -A

Quando há um alto nível de triglicerídeos, normalmente isso também vem acompanhado de uma elevação do colesterol. Em grandes quantidades, ambos representam perigo para a saúde, especialmente na parte cardiovascular, pois provocam um acúmulo de gordura nas paredes das artérias, levando a possíveis complicações graves.

Problemas em manter altos níveis de colesterol e triglicerídeos

“Com um nível alto no sangue tanto de colesterol LDL quanto de triglicérides, pode haver um aumento do risco de desenvolvimento de algumas doenças sérias, tais como doença cardiovascular, obesidade, esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) e pancreatite”, informa a cardiologista Bruna Baptistini.

Dentre os problemas cardiovasculares, destacam-se o infarto e o derrame cerebral (AVC). A má circulação sanguínea gerada pelo acúmulo de triglicerídeos nas artérias faz com que chegue pouco sangue e oxigênio em regiões vitais, como coração e cérebro, ocasionando esse tipo de episódio fulminante e com enorme potencial para ser fatal.

Controle dos níveis de triglicerídeos e colesterol

Para evitar ou diminuir os altos níveis de triglicerídeos e colesterol é essencial iniciar um tratamento que tenha como base a adoção de hábitos saudáveis de vida. Alimentação balanceada e consciente e prática regular de atividade física são imprescindíveis nesse sentido, até porque o sobrepeso e o acúmulo de gordura abdominal são fatores de risco. É importante realizar exames regulares e, diante de índices elevados, conversar com um médico sobre as melhores opções de tratamento, que pode envolver medicação específica.

“Como cerca de 80% dos triglicerídeos presentes na circulação sanguínea provêm da alimentação, é necessário buscar se alimentar de forma saudável. Isso é fundamental para o sucesso do tratamento. Deve-se evitar o consumo de carboidratos, gorduras e bebida alcóolica, além de cessar o tabagismo. Praticar atividade física também ajuda a diminuir os níveis de gordura no sangue”, completa a cardiologista.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
cardiovascular
colesterol
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que riscos o alto nível de colesterol e triglicerídeos no sangue pode gerar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.