Por que o risco de morte é maior em um segundo infarto?


  • +A
  • -A

Quem já teve infarto do miocárdio deve redobrar os cuidados com a saúde e seguir o tratamento à risca, já que o risco da ocorrência de um segundo infarto é maior.

Falta de tratamento adequado após infarto aumenta o risco de complicações cardiovasculares


“Geralmente, as pessoas que já tiveram um infarto são pacientes de alto risco para desenvolvimento de novos eventos. A redução do risco está relacionada às medidas comportamentais do indivíduo, uso regular de medicações e ao controle clínico regular e rigoroso”, afirma a cardiologista Bruna Baptistini.  Os danos já causados por um infarto anterior também influem na evolução do paciente.

Exercícios físicos e um estilo de vida saudável ajudam a prevenir novos infartos

“Os pacientes devem ter um controle rigoroso da ingesta alimentar e do peso, praticar atividades físicas conforme orientação médica, cessar o tabagismo e a controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, além de não abandonar o tratamento com seu cardiologista”, aconselha a profissional.

No entanto, antes de iniciar um exercício físico, é preciso se consultar com um cardiologista para saber qual a intensidade e frequência ideais. Quem sofreu um infarto recentemente deve garantir que a prática não irá expor a saúde a novos riscos cardiovasculares. O ideal é começar com pequenas atividades dentro de casa e avançar para um exercício leve, como a caminhada.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Baptistini

Dra. Bruna Baptistini

Cardiologia

CRM: 145229 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que o risco de morte é maior em um segundo infarto?"

Moacyr

Um fator que influencia na recuperação pôs IAM é quanto tempo levou entre o evento e a cirurgia (desobstrução da artéria); quanto menor esse tempo, melhores as chances de recuperação!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.