Quais são os diferentes tipos de hemorroidas?


  • +A
  • -A

Apesar de muita gente ter vergonha de falar sobre o assunto e também de procurar um médico especializado, as hemorroidas são um problema de saúde e, portanto, precisam ser tratadas. Um passo importante nessa direção é conhecer o tema e entender como surgem e funciona o tratamento.

O proctologista Fábio Lopes afirma que muitos desconhecem o fato de que as hemorroidas são constituídas não apenas de vasos sanguíneos, mas também de tecido conjuntivo e fibras elásticas: “Como o percentual de vasos nesse tecido é abundante e o sangramento ocorre facilmente após o esforço, muitos acreditam que as hemorroidas são constituídas só de vasos sanguíneos dilatados”, explica.

Os tipos de hemorroidas

O médico conta que as hemorroidas podem ser classificadas em internas, aquelas localizadas no interior do canal anal, e externas, que se formam na borda do ânus e podem ser vistas com facilidade. De acordo com a gravidade, elas são divididas em graus, que se estendem do 1 até o 4.

No grau 1, as hemorroidas podem ser vistas apenas por meio de um exame. Já no grau 2, elas saem do canal anal e retornam espontaneamente durante a evacuação. A partir do grau 3, elas não retornam naturalmente. “As hemorroidas de grau 3 necessitam de manobras digitais, como uma massagem na região do ânus, para que retornem para dentro do canal anal”, afirma Lopes. E no grau 4, elas permanecem fora do canal e não retornam.

Por que surgem?

O proctologista cita fatores ambientais e hábitos higienodietéticos como elementos que ajudam a formar as hemorroidas: “Constipação intestinal, fezes ressecadas, esforço evacuatório e permanência prolongada no vaso sanitário são os principais aspectos envolvidos no seu desenvolvimento.” Ele explica que é comum o problema surgir numa mesma família, já que fatores hereditários, com o tipo de colágeno, também estão envolvidos no aparecimento das hemorroidas.

Dr. Fábio Lopes de Queiroz é proctologista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em Belo Horizonte. CRM-MG: 24913

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os diferentes tipos de hemorroidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.