Quais mecanismos explicam a influência do estresse em quadros de hipertensão e infarto?

  • +A
  • -A

O estresse é um dos principais fatores de risco em quadros de hipertensão e infarto. Trata-se de algo que faz parte da rotina de todos, mas em níveis variados. Quando um indivíduo vivencia momentos de estresse quase que diariamente e de forma intensa, isso provoca um impacto negativo forte na saúde e, mais especificamente, na parte cardiovascular. 

Influência do estresse em quadros de hipertensão


“O
estresse eleva os níveis de cortisol e adrenalina no sangue, os quais são hormônios normalmente produzidos e liberados na circulação em situações de alerta e fuga. Essas substâncias fazem elevar a pressão arterial e os batimentos cardíacos”, explica a cardiologista Ana Catarina Periotto. Por isso, os médicos sempre reforçam a importância de controlar o estresse no dia a dia para prevenir e tratar quadros de hipertensão. 

Porém, botar em prática o controle do estresse não é tão simples. É preciso que o médico especialista oriente o paciente, sugerindo medidas práticas e eficazes para conseguir isso. “A prática de atividade física ao ar livre é um excelente remédio para reduzir o estresse. Melhora a oxigenação das células, o humor e ativa a circulação sanguínea”, afirma a profissional.

Além da atividade física ao ar livre, o paciente pode reduzir seu nível de estresse com outros hábitos saudáveis. Ter um sono de qualidade (revigorante e em quantidade adequada); separar um tempo do dia para o lazer (atividades prazerosas, estimulantes, agradáveis); adotar a meditação na rotina; e manter uma alimentação bastante nutritiva são alguns exemplos importantes.

Tratamento medicamentoso deve seguir em paralelo com hábitos saudáveis de vida


De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a aderência ou adesão persistente do paciente ao tratamento se baseia na mudança que se estabelece no comportamento dele e de sua família, integrando não apenas a aceitação do tratamento medicamentoso, mas também de um estilo de vida mais saudável. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH): 

https://www.sbh.org.br/arquivos/artigos/tratamento-da-hipertensao-como-fazer-para-aderir/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
hipertensao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais mecanismos explicam a influência do estresse em quadros de hipertensão e infarto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.