search
    Título

    Que problemas cardiovasculares podem causar arritmia cardíaca?

    Uncategorized

    Por

    Arritmia cardíaca é a alteração nos impulsos elétricos que provoca modificações no ritmo das batidas do coração. As arritmias recebem o nome de taquicardia, quando o coração bate mais rápido, bradicardia, nos casos de batidas muito lentas, e descompasso, quando há irregularidade nas batidas. A cardiologista Bruna Baptistini explica quais problemas cardiovasculares podem causar uma arritmia cardíaca. 

    Infarto pode provocar arritmia cardíaca


    “Normalmente, a arritmia cardíaca ocorre em quem já apresenta problemas cardíacos,
    como infarto, cirurgias prévias e insuficiência cardíaca, que são problemas de maior risco aos pacientes”, afirma a médica. Vale lembrar também que hipertensão, distúrbios da tireoide, ansiedade, estresse e anemia também podem alterar o ritmo cardíaco. 
    Segundo a profissional, as arritmias podem ser benignas, mas também podem apresentar malignidade, principalmente por serem assintomáticas na maioria das vezes. “Quando ocorrem, os sintomas mais comuns incluem palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonturas, dor no peito e falta de ar”, explica a cardiologista. 
    Em casos graves, a arritmia cardíaca pode provocar uma parada cardíaca, que pode levar à morte súbita. Há também outro tipo, conhecido como fibrilação atrial. “Ela é muito comum e é capaz de causar um AVC (derrame cerebral)“, informa Bruna. 

    Como é o tratamento de uma arritmia?


    O diagnóstico da arritmia cardíaca é feito por meio de uma avaliação clínica e por exames, como eletrocardiograma, holter, teste ergométrico e estudo eletrofisiológico. A partir daí, o cardiologista indicará as medidas para o tratamento, que podem incluir medicações, implante de marca-passo ou desfibrilador e até ablação, uma espécie de
    cateterismo
    Entretanto, a médica destaca que a arritmia pode ser evitada e controlada com algumas medidas preventivas. São elas: reduzir o estresse, ter uma alimentação saudável, rica em legumes, frutas e verduras, não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e de energéticos, não fumar e praticar atividades físicas regularmente.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes