O que são e quais são as principais diferenças entre taquicardia e bradicardia?

  • +A
  • -A

Taquicardia e bradicardia são termos muito utilizados no universo da Cardiologia e se referem à frequência dos batimentos cardíacos. Bradicardia é a palavra técnica que descreve uma frequência cardíaca abaixo do normal, enquanto taquicardia é aquela usada para quando o coração está batendo mais rápido que o normal. 

Conheça os sintomas da taquicardia e da bradicardia


“A variação normal da frequência cardíaca em repouso fica entre 60 a 100 batimentos por minuto (bpm)”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. Mudanças no ritmo de batimento do coração afetam seu funcionamento, como explica o médico: “Nos casos de bradicardia, o volume de sangue ejetado será menor e isso pode fazer falta aos órgãos e células. Os sintomas podem ser
tontura, fraqueza e até desmaios“.

A taquicardia também pode provocar alguns sintomas. “O mais comum é a palpitação taquicárdica. Essa palpitação é descrita como ‘percepção do coração acelerado ou como uma batedeira no peito'”, informa o especialista. Inicialmente, esse sintoma pode ser apenas um mal-estar, mas se a frequência cardíaca aumentar muito, podem surgir também tonturas e desmaios, sintomas parecidos com os da bradicardia. 

Segundo Dr. Costa Filho, é importante procurar um médico ao perceber um ritmo cardíaco fora do normal. A história clínica, o exame físico e outros testes complementares, como o eletrocardiograma e o holter 24 horas, esclarecem se há alguma doença e se há bradicardia ou taquicardia, na maioria das vezes. A partir do diagnóstico, o tratamento será individualizado de acordo com a causa. 

Em atletas, baixa frequência cardíaca pode ser normal


Vale lembrar, entretanto, que ter a frequência abaixo de 60bpm não necessariamente indica um problema de saúde. “Pessoas treinadas, normalmente, têm uma frequência cardíaca de repouso entre 40 e 60bpm e isso é normal. O
atleta tem sua frequência cardíaca reduzida porque seu coração está tão bem condicionado que sua performance melhora”, explica o cardiologista. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são e quais são as principais diferenças entre taquicardia e bradicardia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.