É possível se prevenir de hemorroidas? Como?


  • +A
  • -A

Hemorroidas são varizes ou inflamações nas veias do reto e do ânus que causam dor, coceira e até mesmo sangramento, em alguns casos. Elas podem se formar por diversas razões, tais como sedentarismo, alimentação pouco nutritiva, sobrepeso, prisão de ventre, gravidez, entre outras. Para prevenir e tratar o problema, é essencial atuar diretamente nesses fatores de risco.

“O primeiro passo do tratamento das hemorroidas é mudar hábitos de vida: melhorar a alimentação, com dieta rica em fibras; e ingerir bastante água (cerca de 3 litros/dia). Vale também mudar hábitos de higiene, evitando, por exemplo, o uso de papel higiênico”, informa o coloproctologista Leonardo Iozzi. Os mesmos cuidados servem para evitar que a doença se manifeste.  

 

Formas de evitar as hemorroidas

 

Logo, deve-se apostar no consumo de frutas (com casca) e verduras, alimentos ricos tanto em fibras quanto em água. Vale ressaltar que o consumo de fibras deve sempre ser seguido da ingestão equivalente de água para que a digestão ocorra adequadamente. A higiene anal deve ser feita sempre com água (ducha, bidê ou chuveiro) para evitar o risco de trauma localizado.

Segurar a vontade de ir ao banheiro voluntariamente também contribui para a formação das hemorroidas, então deve-se ir ao banheiro sempre que tiver vontade. Já quem tem dificuldade de evacuar fora de casa, um problema ainda maior para quem passa o dia todo na rua, deve consumir alimentos e bebidas com efeito laxante, como as já citadas fibras e chás (linhaça, verde, dente de leão, hortelã, entre outros).  

 

Tratamento de hemorroidas

 

A ocorrência de hemorroidas também pode estar ligada a fatores genéticos, ou seja, que não podem ser controlados. Portanto, nem sempre é possível prevenir a doença. Mesmo assim, o tratamento é o mesmo, com boas chances de recuperação. “Além dos cuidados já citados, o especialista pode recomendar o uso de medicações tópicas ou medicações orais (antiinflamatórios, venotônicos, analgésicos etc)”, completa Iezzi.

 

Dr. Leonardo Estenio Iezzi é cirurgião geral e coloproctologista formado na Universidade de São Paulo (USP) e atua na capital paulista. CRM-SP: 127995

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "É possível se prevenir de hemorroidas? Como?"

Cristina

Tenho hemorroidas tenho todos os cuidados possíveis mas é difícil…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristina, entendemos a dificuldade e esperamos que você esteja conseguindo seguir os cuidados necessários. Abraços.

lessandro

Olá! Sofro seguido com hemorroidas, as vezes aparece uma “bolinha” no ânus e depois vai embora. Isso já é caso de cirurgia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lessandro, o médico após uma avaliação poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Marque uma consulta com o proctologista. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.