O que é insuficiência cardíaca? Este problema de saúde tem tratamento?

  • +A
  • -A

A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva (ICC), é uma condição complexa que altera a função e o batimento cardíaco, tornando-o mais fraco. Essa síndrome pode se manifestar de forma aguda ou crônica, além de prejudicar a saúde como um todo. Por isso, é importante estar atento e entender o que está acontecendo. Para esclarecer o que é insuficiência cardíaca, sintomas, tratamento e afins, conversamos com a cardiologista Ana Catarina Periotto. 

O que é e o que causa insuficiência cardíaca?

 

“É a deficiência do bombeamento do coração pela fraqueza do músculo cardíaco. Ela pode ser crônica, ou seja prolongada e insidiosa ou de instalação aguda e secundária a outro problema, como infarto ou insuficiência das válvulas”, esclarece a especialista. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais, capazes de levar ao débito cardíaco. Alguns sintomas que configuram quadro de insuficiência são a falta de ar, fadiga, palpitação, cansaço excessivo e desconforto na região torácica durante alguma atividade, que só melhora com repouso.

Assim como em outras doenças, existem grupos de risco que estão mais propensos a desenvolver insuficiência cardíaca. “Os hipertensos de longa data não controlados, etilistas, diabéticos e pessoas com sopros cardíacos têm maior tendência à doença”, afirma a médica. A SBC considera o problema como uma patologia grave e que deve ter acompanhamento médico regular.

Insuficiência cardíaca: tratamento e prevenção

 

De acordo com a cardiologista, o tratamento para o problema é feito de forma multidisciplinar e com medicamentos que se complementam. “Por isso, os pacientes com insuficiência cardíaca costumam tomar vários medicamentos por dia”, esclarece Dra. Ana Catarina. “Uns têm a função de retirar o excesso de líquido do organismo, outros reduzem a pressão sobre o coração, outros aumentam a força de contração do coração e outros previnem coágulos. Logo, várias medicações são utilizadas simultaneamente para melhorar o trabalho do coração, melhorar os sintomas e prolongar a sobrevida destes pacientes”, explica a cardiologista. Se não tratada, a síndrome pode gerar outras cardiopatias graves, como a angina e o infarto fulminante (ataque cardíaco).

Dra. Ana Catarina explica que, embora não se possa evitar a ICC, dá para evitar doenças relacionadas: “É possível prevenir o diabetes, a hipertensão, evitando outras doenças que podem levar à insuficiência cardíaca, como o infarto. Por isso, abster-se do fumo, álcool, praticar exercícios e ter alimentação saudável e rica em fibras é recomendado a todas as pessoas, pois são atitudes que previnem uma série de doenças e as complicações advindas delas, como a insuficiência cardíaca”, finaliza. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC): http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2018/v11103/pdf/11103021.pdf

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "O que é insuficiência cardíaca? Este problema de saúde tem tratamento?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.