O que é cardiopatia? Existem diferentes tipos?

  • +A
  • -A

Quando o assunto é a saúde do coração, uma das palavras mais ouvidas é cardiopatia. Mas você sabe o que significa isso? Quais os tipos que existem? Existem riscos para a saúde? Tem cura? Se tem curiosidade sobre essa e outras perguntas, a cardiologista Ana Catarina Periotto tirou todas as dúvidas sobre o assunto! Confira! 

O que é cardiopatia? Quais os principais sintomas?

A cardiologista explica que cardiopatia significa simplesmente doença do coração e existem diversos tipos. “Existe a cardiopatia isquêmica relacionada a obstruções das artérias e infartos; a cardiopatia hipertensiva, devido à hipertensão não controlada; cardiopatia dilatada, que é quando o coração fica fraco; a chagásica, referente à doença de Chagas; doença cardíaca reumática, devido à febre reumática; cardiopatia alcoólica, que é a insuficiência cardíaca devido ao consumo de álcool; e finalmente a cardiopatia viral, que é um enfraquecimento do músculo cardíaco e está relacionada a diversos vírus, como o HIV”, cita a profissional. 

Com relação aos sintomas, Dra. Ana Catarina enfatiza que o cansaço gerado pelos esforços é mais comum. Também podem surgir tonturas, vertigens, desmaios, dores no peito, batimentos irregulares, falta de ar e inchaço na região das mães e dos pés. Apresentar uma coloração de pele mais cinzenta ou azulada é outro sintoma característico. Tudo depende do tipo de cardiopatia, grave ou moderada, que a pessoa contrai. 

Como é o tratamento de uma cardiopatia?

Para evitar o surgimento de uma cardiopatia, a cardiologista recomenda que o paciente que já tem essa predisposição deve começar com uma mudança de hábitos: “Ter alimentação saudável e praticar exercícios físicos de 5 a 7 vezes por semana, bem como não fumar e não tomar bebida alcoólica são medidas que devem ser adotadas”.

Quem já é cardiopata, no entanto, deve melhorar ainda mais o dia a dia. Frequentar o consultório do cardiologista deve ser prioridade. “Ir ao médico regularmente,  fazer  exames e tomar as medicações indicadas, manter-se ativo praticando atividade física conforme tolerar, comer alimentos saudáveis, não fumar, não tomar bebida alcoólica e evitar excesso de peso”, recomenda Dra. Ana Catarina.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é cardiopatia? Existem diferentes tipos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.