Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?

Por mais que em alguns casos as varizes se manifestem sem sintomas, o quadro também ocorre com o aparecimento de alguns sinais e sintomas, tais como dor nas pernas, inchaço, coceira e formigamento. Para que você controle esses incômodos e o quadro em si, são recomendados alguns métodos de tratamento, que vão desde o uso de meias elásticas até a utilização de medicamentos específicos.

Medicamentos agem diretamente nos sintomas das varizes


De acordo com o angiologista Jayme Ramos, o funcionamento desses remédios depende da classe em questão. “Acredito que seja mais relevante falar dos
medicamentos considerados venotônicos, que combatem os sintomas comuns à doença varicosa e à insuficiência venosa (ex: dor, edema, sensação de peso nas pernas e dormência)”, afirma.

Esses medicamentos atuam na parte interna da veia, propiciando o mecanismo de contração e relaxamento. São importantes para diminuir a inflamação local, o que ajuda a prevenir o inchaço e a aumentar a resistência dos vasos. “O resultado obtido com o uso dos remédios varia conforme o paciente e, caso não seja o esperado, pode exigir a troca da classe da medicação”.

Outros métodos de tratamento de varizes além dos remédios


Apesar dos medicamentos serem grandes aliados nesse contexto,
nem todo tratamento de varizes se limita, necessariamente, a eles. “Essas medicações são específicas para o combate dos sintomas da doença varicosa e da insuficiência venosa. Em uma situação em que não há sintomas (ex: a queixa é mais por uma questão estética), pode não ser necessário o uso desses remédios”, explica Ramos.

Além dos remédios, existem outros métodos que podem complementar o tratamento de varizes, nas suas mais diversas manifestações e intensidades. Abordagens cirúrgicas e escleroterapia podem fazer a diferença, especialmente em casos mais graves. Além disso, podem ser indicadas meias especiais, que comprimem os membros afetados; laser transdérmico; endolaser e radiofrequência. O ideal é que você converse com seu médico, que vai apontar o melhor curso de tratamento, usando as abordagens ideais para o seu caso.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?"

Josefa

Eu fiz aplicação desapareceu mais não todos está com quase 2mês posso fazer novamente?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josefa, retorne em consulta com o médico para que ele possa avaliar o seu caso e indicar a conduta adequada. Abraços.

Kenia

Tenho varizes hereditárias, agora vejo minha filha de 14anos aparecendo vasinhos,consultei ela é o médico disse que isso ocorre mais não passou nem um método preventivo .não quero vê-la ficar igual à mim.já fiz três cirurgias e agora faço espuma.é ainda tenho muitas varizes,vasos e inchaços.

Edina de Nazaré Macedo Pinto

Já fiz uma cirurgia vascular, há 06 anos, fiquei usando meias com compreensão, durante um ano, depois disso, retornei com o médico, fiz novamente a ultrassom com doppler. Foi constatado, o problema de varizes internas, nas duas pernas, o médico recomendou que eu fizesse, a cirurgia, agora nos dois lados. Ainda, não realizei a cirurgia, sinto dores nas pernas, formigamentos. Gostaria de receber uma orientação para este caso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edina, é muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços.

aini samt'anna

Fiquei internado por causa das varizes, foi constatado um trombo na virilha, fui todo picado de injeções, furo nos dedos e o meu INR esta em 2.85,não tenho como andar cem metros que sinto a dôrmencia nas pernas dores e minhas pernas estão ficando pretas. a Dr falou que é controlar o INR, solicto ajuda obrigado minha idade é 78 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aini, é importante que você siga as orientações e tratamento prescritos pelo médico que está te acompanhando. Melhoras.

José Andrade

Tive uma TVP,fiz o tratamento com medicamentos xarelto por 6 meses fiz o segundo duplex e o Angiologista disse que o exame retratou que está tudo bem e suspendeu os medicamentos, perguntei a ele se eu deveria fazer um controle periodicamente e ele disse que não precisa, esta resposta não me convenceu.Pergunto: Devo ou não fazer o controle periódico? Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi José, fique atento aos sintomas característicos, se sentir algum deles você pode retornar em consulta. Abraços.

Cristina Marra

Dr. Jayme Ramos, infelizmente atua no Rio. Preciso de uma indicação em São Paulo. Tenho vasinhos que enfeiam minha perna. Não tenho dor. Aguardo e agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cristina, o Dr. Rodrigo Bono Fukushima atua em São Paulo. Segue o contato dele: https://www.cfk.med.br/. Abraços.

Simone

Tenho uma variz q começa na coxa e vai até o pé e está bem grossa tomo medicamento pois ela dói um pouco queria saber se quando está grossa e caso de cirurgia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Simone, o médico especialista após fazer uma avaliação poderá estabelecer se o seu quadro é indicativo para cirurgia. Marque uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.