Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho
- +A
- -A
Por mais que em alguns casos as varizes se manifestem sem sintomas, o quadro também ocorre com o aparecimento de alguns sinais e sintomas, tais como dor nas pernas, inchaço, coceira e formigamento. Para que você controle esses incômodos e o quadro em si, são recomendados alguns métodos de tratamento, que vão desde o uso de meias elásticas até a utilização de medicamentos específicos.
Medicamentos agem diretamente nos sintomas das varizes
De acordo com o angiologista Jayme Ramos, o funcionamento desses remédios depende da classe em questão. “Acredito que seja mais relevante falar dos medicamentos considerados venotônicos, que combatem os sintomas comuns à doença varicosa e à insuficiência venosa (ex: dor, edema, sensação de peso nas pernas e dormência)”, afirma.
Esses medicamentos atuam na parte interna da veia, propiciando o mecanismo de contração e relaxamento. São importantes para diminuir a inflamação local, o que ajuda a prevenir o inchaço e a aumentar a resistência dos vasos. “O resultado obtido com o uso dos remédios varia conforme o paciente e, caso não seja o esperado, pode exigir a troca da classe da medicação”.
Outros métodos de tratamento de varizes além dos remédios
Apesar dos medicamentos serem grandes aliados nesse contexto, nem todo tratamento de varizes se limita, necessariamente, a eles. “Essas medicações são específicas para o combate dos sintomas da doença varicosa e da insuficiência venosa. Em uma situação em que não há sintomas (ex: a queixa é mais por uma questão estética), pode não ser necessário o uso desses remédios”, explica Ramos.
Além dos remédios, existem outros métodos que podem complementar o tratamento de varizes, nas suas mais diversas manifestações e intensidades. Abordagens cirúrgicas e escleroterapia podem fazer a diferença, especialmente em casos mais graves. Além disso, podem ser indicadas meias especiais, que comprimem os membros afetados; laser transdérmico; endolaser e radiofrequência. O ideal é que você converse com seu médico, que vai apontar o melhor curso de tratamento, usando as abordagens ideais para o seu caso.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho
Angiologia
CRM: 52663859 / RJ
- 13 comentários para "Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?"
-
Edina de Nazaré Macedo Pinto
Já fiz uma cirurgia vascular, há 06 anos, fiquei usando meias com compreensão, durante um ano, depois disso, retornei com o médico, fiz novamente a ultrassom com doppler. Foi constatado, o problema de varizes internas, nas duas pernas, o médico recomendou que eu fizesse, a cirurgia, agora nos dois lados. Ainda, não realizei a cirurgia, sinto dores nas pernas, formigamentos. Gostaria de receber uma orientação para este caso.
-
aini samt'anna
Fiquei internado por causa das varizes, foi constatado um trombo na virilha, fui todo picado de injeções, furo nos dedos e o meu INR esta em 2.85,não tenho como andar cem metros que sinto a dôrmencia nas pernas dores e minhas pernas estão ficando pretas. a Dr falou que é controlar o INR, solicto ajuda obrigado minha idade é 78 anos
-
José Andrade
Tive uma TVP,fiz o tratamento com medicamentos xarelto por 6 meses fiz o segundo duplex e o Angiologista disse que o exame retratou que está tudo bem e suspendeu os medicamentos, perguntei a ele se eu deveria fazer um controle periodicamente e ele disse que não precisa, esta resposta não me convenceu.Pergunto: Devo ou não fazer o controle periódico? Obrigado.
-
Cristina Marra
Dr. Jayme Ramos, infelizmente atua no Rio. Preciso de uma indicação em São Paulo. Tenho vasinhos que enfeiam minha perna. Não tenho dor. Aguardo e agradeço.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Cristina, o Dr. Rodrigo Bono Fukushima atua em São Paulo. Segue o contato dele: https://www.cfk.med.br/. Abraços.
-
Simone
Tenho uma variz q começa na coxa e vai até o pé e está bem grossa tomo medicamento pois ela dói um pouco queria saber se quando está grossa e caso de cirurgia.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.