O que é insuficiência cardíaca? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração perde sua capacidade de bombear sangue para as demais partes do corpo, ou seja, não consegue mais realizar sua principal função. Dentre as doenças cardiovasculares, esta é uma das que mais frequentemente resultam em internação clínica.

“Insuficiência cardíaca é uma síndrome que ocorre quando nosso coração não consegue mais realizar suas funções adequadamente, tornando-se insuficiente. Isto pode ocorrer por um enfraquecimento ou endurecimento do coração”, afirma a cardiologista Caroline Nagano. Vale ressaltar que, normalmente, a insuficiência cardíaca está associada à pressão alta.

Causas e sintomas da insuficiência cardíaca


Diversas causas podem justificar a insuficiência cardíaca,
tais como: infarto, hipertensão arterial, doença de Chagas, valvulopatias, arritmias e diabetes. “O problema também pode ser conseqüência de gestação, infecções virais e uso de drogas”, acrescenta a profissional. Apesar de ter origens variadas, os sintomas do quadro são quase sempre os mesmos, o que ajuda na identificação do problema.

“Os sintomas das ‘crises’ de insuficiência cardíaca são falta de ar; cansaço para realizar esforços, como correr, andar ou até mesmo arrumar a casa; inchaço das pernas; aumento abdominal; e dificuldade de dormir na posição deitada por falta de ar”, lista o médico. Pode haver ainda palidez, tosse excessiva durante a noite, palpitações e calafrios.

Tratamento da insuficiência cardíaca


Já o tratamento dependerá da gravidade e da causa da insuficiência cardíaca. Na maior parte dos casos, o tratamento envolve o
uso correto das medicações indicadas, modificações dietéticas e mudança do estilo de vida. “Em casos mais graves, podem ser indicados procedimentos cirúrgicos, implante de marcapassos ou até transplante cardíaco”, afirma Caroline.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Caroline Nagano

Cardiologia

CRM: 145246 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é insuficiência cardíaca? Como é o tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.