Hemorroidas: existe uma posição mais indicada para evacuar?

  • +A
  • -A

A hemorroida é uma doença caracterizada pela inflamação e inchaço das veias localizadas no ânus ou no reto e que podem ser classificadas de acordo com sua posição. O problema é capaz de provocar dores e costuma surgir durante a gestação e em casos de uma alimentação com poucas fibras. A posição do corpo durante a evacuação também foi, durante muito tempo, apontada como uma das causas para as hemorroidas.

Fazer muito esforço ao evacuar pode favorecer surgimento de hemorroidas


No entanto, segundo o angiologista Jayme Ramos, não existe mais relação entre as hemorroidas e a posição escolhida para evacuar. “O fato de ‘sentar de forma inadequada causa hemorroidas’ é considerado um mito”, afirma o especialista.

A origem deste mito pode ser explicada a partir da relação entre o tempo em que as pessoas permanecem no vaso sanitário e uma maior chance de ter hemorroidas. “Isso tem a ver mais com o fato de as pessoas que permanecem mais tempo sentadas no vaso normalmente serem as pessoas mais constipadas e terem de fazer mais esforço para o ato da evacuação”, explica o médico. O esforço é ruim para os vasos sanguíneos e pode piorar um quadro de hemorroidas.

É possível se prevenir das hemorroidas?


Para
evitar as hemorroidas, existem algumas medidas que podem ser adotadas no dia a dia. A primeira delas é aumentar o consumo de fibras, investindo em frutas e grãos, além de beber mais água. Por outro lado, manter uma vida sedentária facilita o surgimento da doença, assim como ter prisão de ventre, ser obeso, fazer sexo anal e segurar a vontade de evacuar.

Ao notar qualquer sintoma ou sinal, é importante procurar o auxílio de um profissional para iniciar o tratamento adequado. Coceira e dor anal, sangramento ao evacuar, seja no papel, nas fezes ou no vaso sanitário, e presença de saliências ao redor do ânus são características do quadro de hemorroidas. Pessoas com casos na família devem redobrar a atenção, já que fazem parte do grupo de risco da doença.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hemorroidas: existe uma posição mais indicada para evacuar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.