Hemorroidas: Qual é a posição correta para evacuar?


  • +A
  • -A

As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, um problema que não nada incomum. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as hemorroidas podem se manifestar por diferentes fatores, como por exemplo a defecação difícil. O esforço para evacuar e a força excessiva utilizada comprometem as veias locais, desencadeando a doença.

Melhor posição para evacuar


Por isso, uma das formas de prevenir o aparecimento de hemorroidas é evitar esse esforço na hora de evacuar. Mesmo que nem sempre isso seja possível, algumas dicas podem ajudar. Encontrar a posição correta pode fazer toda a diferença. “
A posição mais aceitável de evacuar é a que o paciente se sentir mais confortável. Mas existem alguns estudos que dizem que a posição de cócoras é a mais natural”, informa o angiologista Jayme Ramos.

O especialista explica que nos pacientes com intestino preso pode ser solicitado que se coloque uma elevação nos pés para que o mesmo não toque no chão enquanto se está sentado no vaso sanitário. Isso facilita o relaxamento do assoalho pélvico, simulando a posição de cócoras. “Mas, mais uma vez, isso pode não funcionar para todos os pacientes e é necessário que o paciente se sinta confortável consigo mesmo na hora de evacuar”, reforça o médico.

Sintomas e tratamento de hemorroidas


Além do inchaço e inflamação das veias do reto – que por si só já causam desconforto – as
hemorroidas também provocam dor. Este é o sintoma mais incômodo e que mais leva os pacientes a buscarem tratamento. O sangramento anal também é bem comum. Menos frequente, mas ainda assim possível, há o prolapso, que é exteriorização do mamilo hemorroidário.

Quem sofre com intestino preso e costuma ter hemorroidas intensas e com frequência pode se beneficiar bastante do tratamento medicamentoso. Os remédios destinados a amenizar hemorroidas são os mesmos utilizados em casos de varizes normais. Eles atuam melhorando a circulação sanguínea, o que resulta na diminuição do inchaço das veias na região anal.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia: https://sbcp.org.br/arquivo/hemorroidas/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Hemorroidas: Qual é a posição correta para evacuar?"

SHILTON GUEDES

Muito bom as explorações sobre o assunto hemorróidas, até pq tem esse problema, e já estou procurando tratamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Shilton. Agradecemos seu comentário! Estamos aqui para ajudar, continue conosco para mais matérias sobre saúde, doenças e tratamentos. Sucesso no seu tratamento.Abraços!

Josivania

Muito bom as explicação amo estes textos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, josivânia. Muito obrigado pelo comentário, ficamos felizes em saber que agradamos. Nosso site disponibiliza mais matérias sobre esse assunto que a senhora pode se interessar. Confira!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/dieta-rica-fibras-tratamento-hemorroidas

Demilson Cantuaria

Gostei dá dica sofro também do problemas de hemorróidas embora eu já fazia desse método

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Demilson. Ficamos gratos que tenha gostado da nossa matéria. Continue nos acompanhando para mais dicas sobre saúde, doenças e tratamento! Abraços.

Gell Simões

Meu intestino melhorou mais quando passei a olhar mais para o que como principalmente à noite evito jantar. No máximo uma sopa, melhorou bastante com prioridade de alimentos folhosos, frutas, aveia, Etc.Esse ano já fiz uma colonoscopia para tirar o medo que tinha de uma cirurgia no caso de precisar ou algo suspeito, mas graças à Deus Deus não há necessidade a única situação um pouco incômoda é a presença de pliconas mas meu médico disse que não há necessidade de cirurgia. É isso!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gell. Obrigado por compartilhar conosco seu relato. Ficamos extremamente contentes em saber que teve progresso e melhora na qualidade de vida. Mantenha-se com os bons hábitos, priorizando a sua saúde e seguindo as recomendações do doutor que a tendência é melhorar. Continue com esta dedicação, estamos torcendo por seu progresso. Até a próxima!

Adailio bezerra da silva

Matérias interessanesse e esclarecedoras gostandi

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adailio. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Estamos contentes que tenha gostado. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Josete

Eu coloco um banquinho toda vêz que vou evacuar, excelente,voçê nem cente que está evaquando,nem faz força.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Josete. Agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. É fundamental que realize a posição que forneça o melhor conforto, para si. Continue por aqui para mais matérias sobre saúde, doenças e tratamentos. Até logo.

Alexandre

Como recorrer ao setor publico para cuidar do problema das hemorróidas? Onde ir, com quem falar? Se puderem ajudar obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Alexandre. Agradecemos seu comentário. O Sr. pode verificar na UBS mais próxima de sua residência, será analisado seu caso e encaminhado para um especialista. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.