Hemorroidas podem ser totalmente curadas?

  • +A
  • -A

As hemorroidas são veias inflamadas e dilatadas, localizadas na região do ânus e do reto, que provocam coceira, dores, ardência e sangramento, segundo o Ministério da Saúde. Elas podem ser internas ou externas e, neste último caso, podem ser vistas em volta do ânus. A boa notícia, diante de um quadro como esse, é que as hemorroidas podem ser totalmente curadas. 

“Atualmente, podem ser utilizadas várias técnicas, mais ou menos invasivas, para resolver de vez este problema. Infelizmente, nenhuma garante a solução do problema para sempre, já que cada forma de tratamento tem uma taxa de recidiva. Ou seja, os sintomas podem voltar depois de um tempo, mas todas garantem uma melhora substancial dos sintomas”, afirma o coloproctologista Umberto Morelli. 

Cirurgia pode ser necessária para cura das hemorroidas


A cura das hemorroidas passa pelo uso de medicações que ajudam a amenizar o desconforto causado pelos sintomas e por técnicas consideradas não-cirúrgicas, como a que aplica borrachinhas nas hemorroidas. No entanto,
alguns casos podem precisar de tratamento cirúrgico, considerado pelo especialista como a melhor opção para a cura definitiva.

Alguns quadros podem ser mais difíceis que outros. “Muitas pessoas deixam de ser avaliadas pelo coloproctologista por muito tempo. Assim, a doença chega no seu grau máximo e o resultado da cirurgia, às vezes, acaba não sendo perfeito, podendo precisar de mais de uma intervenção cirúrgica para a cura completa ou do uso de mais técnicas para resolver o problema”, alerta o médico.

Conheça atitudes que podem facilitar o tratamento


Portanto, procurar um médico assim que notar o desenvolvimento das hemorroidas é fundamental para o sucesso do tratamento. Mudar alguns hábitos de vida também é uma atitude importante, como não ficar sentado por muito tempo
na hora de evacuar, não pegar muito peso no trabalho ou ao praticar um exercício físico e cuidar da prisão de ventre. Essas medidas servem para toda a vida, ajudando a evitar um novo quadro de hemorroida.


Dados do Ministério da Saúde:
http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Umberto Morelli

Dr. Umberto Morelli

Coloproctologia

CRM: 159325 / SP

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Hemorroidas podem ser totalmente curadas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.