A gravidez é um fator que propicia o aparecimento de varizes?


  • +A
  • -A

Devido a razões hormonais, o aparecimento de varizes é mais comum em mulheres do que em homens. Mas, além disso, há um outro importante fator de risco para o surgimento dos inchaços nas pernas e dos vasinhos tortuosos: a gravidez.

Por que na gravidez?

A gestação é uma importante fase na vida das mulheres. Todo suporte geralmente é dado para este delicado período em que as mães dedicam grande parte do tempo ao bebê. Porém, há algumas condições naturais e comuns que são mais difíceis de evitar, como o ganho de peso e o estilo de vida ocioso que propiciam a manifestação de varizes nestes meses. “O sobrepeso e o sedentarismo são fatores de risco que acabam por corroborar a presença da doença”, diz o angiologista Carlos Peixoto.

Vale lembrar que outro fator que fazem as chances do aparecimento de varizes aumentarem em grávidas é o não uso das meias elásticas, que são importantes neste período.

Varizes no fim da gestação

Já sabemos que a gravidez possibilita a manifestação das varizes nos membros inferiores. E é no fim da gestação que os sintomas se tornam mais comuns. O motivo? O peso do bebê. “O peso da barriga e do bebê também influenciam no desenvolvimento de varizes. É no último trimestre que o edema e sintomas são mais frequentes”, explica o angiologista Breno Caiafa.

Além do ganho de peso da mulher, conforme gravidez evolui, ocorre também o aumento do tamanho do útero, o que comprime as veias abdominais e pélvicas e dificulta o retorno venoso para o coração.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Breno Caiafa

Dr. Breno Caiafa

Angiologia

CRM: 52-56556-8 / RJ

Dr. Carlos Peixoto

Dr. Carlos Peixoto

Angiologia

CRM: 52-30863-5 / RJ

TAGS
circulacao
gravidez
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A gravidez é um fator que propicia o aparecimento de varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.