Existem fatores que podem favorecer a formação de coágulos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existem fatores que podem favorecer a formação de coágulos?

Os coágulos sanguíneos são a forma sólida do sangue. Eles surgem em um processo considerado bastante complexo. Eles são formados a partir da associação entre células sanguíneas e diversas proteínas encontradas no sangue, com o objetivo de reparar o tecido endotelial, a camada interna dos vasos sanguíneos, e controlar sangramentos.

A formação dos coágulos


Os coágulos não surgem por acaso. Existem diversos fatores capazes de favorecer e até de causar diretamente sua formação no sistema circulatório. Entre eles, os mais comuns são arritmias, fluxo sanguíneo lento, distúrbios hereditários ligados à coagulação e lesões vasculares causadas por inflamação ou ruptura.

“Não podemos esquecer que gravidez, tabagismo e imobilidade, por exemplo, em pacientes hospitalizados, também são situações que ajudam a formar coágulos”, complementa a cardiologista Bruna Baptistini. A obesidade também é um dos fatores capazes de provocar o surgimento de coágulos, o que reforça a necessidade para o controle do peso.

Quando se tornam um problema


A coagulação sanguínea é um processo natural do corpo, mas em alguns casos pode ser maléfico à saúde. Isso acontece quando os coágulos se formam no meio do vaso sanguíneo e não nas paredes. Isso dificulta o fluxo do sangue e pode até interrompê-lo, causando a obstrução da artéria e levando a diversas complicações.

Para evitar esse tipo de problema, são utilizados os medicamentos anticoagulantes. “Essas medicações funcionam bloqueando os fatores de coagulação e outras substâncias que são necessárias para formar esses trombos”, explica a médica. Os remédios podem ser administrados por vias oral, endovenosa ou subcutânea.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

TAGS
cardiovascular
dor-nas-pernas
trombose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Existem fatores que podem favorecer a formação de coágulos?"

Selma

Tive um AVC em 2015 , fiquei internada 2 dias e não fiquei com sequela, não sou hipertensa. Meu avô materno,minha mãe tiveram um AVC hemorrágico e faleceram,o neuro precreveu pra mim AAS sinvastatina e disse q tenho q tomar pra sempre, meu colesterol é baixo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.