A dor local é o único sintoma das hemorroidas?


  • +A
  • -A

A dor não é o único sintoma das hemorroidas, quadro este que se origina do inchaço e inflamação das veias do reto e do ânus. O paciente também pode sofrer com sangramento, por exemplo. Todo o desconforto e inconvenientes que surgem com as hemorroidas costumam aparecer, principalmente, por conta do esforço para evacuar.

 

Sintomas das hemorroidas

 

“Os principais sintomas das hemorroidas são o sangramento anal e o prolapso. O sangramento costuma vir acompanhado das evacuações, cor vermelha viva, não misturado às fezes (apenas ‘riscando’ as fezes), e com a possibilidade de gotejamento. O prolapso corresponde à exteriorização do mamilo hemorroidário, que pode retornar ao canal anal de maneira espontânea, com ajuda manual, ou até mesmo não retornar mais”, informa o coloproctologista Fernando Valério.

Apesar do desconforto que causam, os sintomas não costumam causar problemas com repercussões sérias. “Porém, a anemia pode estar presente em pacientes que têm sangramento abundante, mas esta alteração só ocorre em 1 a cada 2000 pacientes com hemorroidas”, explica Valério.

 

Tratamento das hemorroidas

 

Segundo o especialista, a dor não é o sintoma mais comum associado às hemorroidas. Ela só está presente quando há um quadro de inflamação nas veias hemorroidárias, ou seja, quando há uma complicação. Contudo, mesmo que não haja dor, é essencial investir firme no tratamento para controlar os outros sintomas e viver com mais qualidade.

O tratamento é feito com diversas medidas. Primeiro, deve-se adequar os hábitos alimentares e de higiene. Deve-se investir no consumo de fibras através de frutas, legumes e verduras, principalmente, e beber bastante água; o papel higiênico deve ser evitado e substituído pela lavagem com água. Também são recomendados remédios para amenizar os sintomas e, em último caso, cirurgia.  

 

Dr. Fernando Valério é coloproctologista e especialista em Cirurgia no Aparelho Digestivo. CRM-SP: 87001

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A dor local é o único sintoma das hemorroidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.