Por que uma dieta rica em fibras pode ajudar no tratamento de hemorroidas?

  • +A
  • -A

As hemorroidas consistem em vasos dilatados na região anal, uma espécie de varize que acomete esta parte específica do corpo. Tanto que o tratamento de varizes também pode ser aplicado nos casos de hemorroidas. Mas, além do tratamento medicamentoso, é importante mudar a dieta, optando por alimentos que estimulem menos o esforço no local.

Benefícios das fibras no tratamento de hemorroidas

 

Nesse sentido, as fibras ganham destaque, pois contribuem para que o intestino funcione melhor, facilitando o processo de evacuação. “Uma dieta rica em fibras pode tornar as fezes mais pastosas, melhorar o ritmo intestinal e, desta forma, agredir menos a região anal, e consequentemente, as veias anais”, afirma o coloproctologista Fernando Valério.

Segundo o especialista, as pessoas que apresentam quadro de constipação e fezes ressecadas costumam ter um quadro de hemorroidas mais sintomático. Por isso a dieta é tão necessária para amenizar sintomas incômodos, como dor, sangramento, dificuldade de realizar a limpeza anal.

Quais são os alimentos ricos em fibras e quais os que atrapalham o tratamento de hemorroidas?

 

Em relação a uma dieta mais laxativa, é importante manter a ingestão frequente de líquidos, frutas, verduras, legumes e grãos. Entre as frutas, se destacam o mamão, a ameixa e a laranja (comendo a fruta, e não o suco). Os grãos, as leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha) e os cereais (granola, aveia, linhaça, chia, quinoa) também são muito interessantes pelo alto teor de fibras”, informa o médico.

Por outro lado, deve-se evitar alimentos muito picantes, ácidos ou que irritem diretamente a região anal. “É importante ter cuidado com as pimentas, mostarda, embutidos apimentados, páprica, curry, molho de tomate, tomate (em excesso), catchup, álcool e sucos ácidos (em excesso)”, alerta Fernando. O tratamento medicamentoso, por sua vez, atua sobre as veias do sistema circulatório, melhorando o fluxo sanguíneo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fernando Valério

Dr. Fernando Valério

Cirurgia do Aparelho Digestivo

CRM: 87001 / SP

TAGS
alimentacao
circulacao
hemorroidas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que uma dieta rica em fibras pode ajudar no tratamento de hemorroidas?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.