Medidas a serem adotadas para complementar a recuperação de um infarto?


  • +A
  • -A

O infarto, também chamado de ataque cardíaco, é um problema causado pela interrupção do fluxo sanguíneo e pode causar dor no peito, tontura e falta de ar. Passado o susto causado pelo infarto, você precisará adotar algumas medidas importantes para garantir a recuperação completa do corpo e também para diminuir os riscos de passar por essa mesma situação outra vez.

Repouso faz parte do tratamento do infarto


A primeira medida, segundo o cardiologista Ricardo Sereno, é descansar por algum tempo: “Na fase aguda do infarto do miocárdio, em que as atenções estão voltadas para as possíveis complicações graves, o repouso é uma medida complementar importante para a recuperação. Os profissionais de saúde serão os responsáveis pela definição do grau de repouso”.

Depois da fase mais aguda do infarto, você deve iniciar o que é chamado pelos cardiologistas de prevenção secundária. “Além da rigorosa utilização de medicamentos, deve-se encorajar a cessação do tabagismo, o tratamento ou a prevenção do excesso de peso, além da necessidade de iniciar ou manter atividade física”, afirma o profissional.

Atividades físicas e mudanças na alimentação são importantes no pós-infarto


De acordo com o especialista, você deve deixar o sedentarismo de lado, já que a falta de exercícios físicos f
avorece um novo infarto. No entanto, é importante conversar com seu cardiologista para verificar quais atividades e quais intensidades são mais apropriados. A recomendação de Dr. Ricardo é praticar regularmente, cinco vezes por semana, durante 30 minutos, pelo menos.

Já para combater o excesso de peso, que também é um dos fatores de risco para o infarto, você deve associar os exercícios a uma alimentação saudável, reduzindo o excesso de carboidratos e sódio e melhorando o equilíbrio de gorduras.

Dr. Ricardo Sereno é cardiologista, especialista em Medicina Interna e graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). CRM-BA: 17235 – facebook.com/ricardoserenocardiologista

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Medidas a serem adotadas para complementar a recuperação de um infarto?"

Jani Regina Brandão

Muito bom esse programa de relacionamento com os clientes parabéns!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jani, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Glicia Linden

Programa ótimo. Sofri um enfarte há quase dois meses. Em recuperação. Informações muito úteis. Abs.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Glicia, ficamos felizes que nossa matéria trouxe informações importantes para você. Temos outra matéria com mais informações sobre esse tema que pode contribuir ainda mais para o seu conhecimento confira no link abaixo. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/cardiovascular/tempo-repouso-recuperacao-infarto

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.