Como medir a pressão arterial em casa?


  • +A
  • -A

O procedimento de medir a pressão arterial em casa é considerado simples e de fácil execução, mas é preciso que ocorra uma série de cuidados para que os valores apresentados sejam corretos, como o desenvolvimento do aprendizado em realizar a técnica.

Preparo antes da medição da pressão arterial

– Não fumar ou ingerir cafeína 30 minutos antes da medição;

-Após a realização de algum exercício ou esforço físico descansar de 60 a 90 minutos;

-Evitar refeições pesadas antes da medição;

-Não realizar o uso de bebidas alcoólicas 30 minutos antes da medição;

-Ficar sentado e calmo no período de 5 a 10 minutos antes da medição;

-Esvaziar a bexiga antes da medição;

-Evitar conversar durante a medida.

É preciso estar na posição sentada, pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso (costas) encostado na cadeira e relaxado. O braço deve estar na altura do coração, que corresponde ao ponto médio do esterno (tórax), o braço livre de roupas, apoiado em alguma superfície (mesa), com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente flexionado.

Para realizar a medição da pressão arterial com o aparelho digital é preciso:

-Colocar o manguito (braçadeira), sem deixar folgas, de 2 a 3 cm acima da parte de traz do cotovelo;

-Com a outra mão conectar a extensão de borracha da braçadeira, e apertar o botão para ligar o aparelho;

-Espere o visor do aparelho indicar que está pronto para iniciar a medida, aperte o botão de ligar e nesse momento a braçadeira começará a inchar, apertando o braço;

-Quando a braçadeira murchar, vai aparecer no visor números correspondentes com a pressão arterial sistólica (quando o coração contrai) e diastólica (quando o coração se dilata);

-Anotar o valor em um caderno para mostrar ao médico nas consultas;

-Desligar o aparelho.

Não esqueça de procurar o médico para mais explicações referente a medição, pois é muito importante manter o acompanhamento da sua pressão arterial e caso apresente valores alterados realizar o tratamento de forma adequada.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
cardiovascular

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como medir a pressão arterial em casa?"

Nilzo L. Salvadori

Uso medidor de pulso da Omron. Tem alguma contra indicação para o uso deste aparelho?Qual a orientação para o uso deste medidor.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nilzo, verifique se o produto que você tem possui certificação na Anvisa e aprovação do Inmetro. Abraços.

Vilson

Sou hipertenso e diariamente faço o controle de minha PA na hora que acordo, ainda deitado e antes de dormir, deitado tambem. Alem disso faço varias medições ( em torno de 6 a 8) durante o periodo de vigilia em diversas situações e posições ( sentado , em pé, etc) pois a pressao arterial se altera o tempo todo. Por isso uso sempre medidores de pulso, que nao tem muita precisao mas serve para uma triagem. Nunca vao te informar sua pressao exata, mas penas para minha orientação se esta muito alta ou muito baixa. Com base nessas informações eu posso dosar a medicaçao que utilizo cujos efeito é de curta duração (Captopril, Enalapril ou outros IECA) .

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vilson, obrigado por compartilhar sua história conosco. Continue nos acompanhando para mais matérias como esta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.