O cateterismo oferece riscos ao paciente? Qual é o objetivo do exame?


  • +A
  • -A

O cateterismo é um exame feito por um cardiologista, especialista em Hemodinâmica. Seu objetivo é diagnóstico e terapêutico, o que varia conforme a condição clínica do doente. Ou seja, pode servir tanto para diagnosticar obstruções nas artérias do coração quanto para tratar esses vasos sanguíneos, caso seja necessário.

Paciente pode acompanhar o cateterismo acordado


O exame pode ser feito com urgência ou de maneira programada: “De forma geral, na urgência, indica-se o exame na suspeita ou na confirmação de um infarto do miocárdio. Já de forma programada, o cateterismo é realizado se há algum tipo de suspeita de doença arterial coronariana ou durante a avaliação para alguns tipos de cirurgias cardíacas”, informa o cardiologista Thiago Marques Mendes.

“Usa-se um cateter, um tubo flexível muito fino, que percorre o trajeto vascular até o coração. Uma vez localizado este órgão, o profissional consegue saber exatamente o que ocorre com os vasos do coração”, afirma o especialista. Em boa parte dos casos, o paciente consegue acompanhar as imagens de raio X do exame em tempo real, por meio de uma tela, enquanto permanece deitado e em repouso absoluto.   

Cateterismo é um exame invasivo e oferece riscos


O exame, em geral, é feito rapidamente, durando de 30 a 60 minutos. Entretanto, é considerado essencialmente invasivo e, portanto, existem alguns riscos à saúde do paciente. Durante a realização do cateterismo, o paciente pode apresentar lesão vascular e sangramentos e sofrer um
acidente vascular encefálico, o AVC. O risco estimado de complicações, no entanto, não ultrapassa 1%.

Quando o cateterismo chega ao fim, o cardiologista irá retirar o cateter e impedir que haja sangramento no local, seja fazendo uma sutura ou pressão. Nos casos confirmados de infarto e doença arterial coronariana, pode ser realizada a angioplastia, um procedimento que insere balões ou stents na artéria que está com problemas para melhorar e manter um fluxo de sangue adequado.

Dr. Thiago Marques Mendes é cardiologista e clínico geral, graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 139837 – thiagommendes.com

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
circulacao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O cateterismo oferece riscos ao paciente? Qual é o objetivo do exame?"

Neusa souza

Meu esposo fez na perna devido ateresclleose ex fumante a dois anos.pode voltar a sentir sintomas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neusa, o cateterismo é um exame que serve para analisar a gravidade das obstruções nas artérias coronárias e também para auxiliar o diagnóstico de doenças como as cardiopatias congênitas. É importante que seu esposo siga as recomendações e o tratamento prescrito pelo médico dele. Abraços.

Maura Lucia

Minha mãe fez cateterismo com 8 dias ela foi a óbito no exame não acusou nada mas ela teve AVC isqumico

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.