O que é aterosclerose? Quais são as causas do problema?


  • +A
  • -A

A aterosclerose é um problema cardiovascular caracterizado pela formação de placas de gordura dentro das artérias. Estas placas se tornam bastante duras, devido à deposição de cálcio, e acabam interrompendo parcialmente ou totalmente a passagem de sangue, tornando a aterosclerose uma das principais causas de infartos e AVCs.

Obesidade e níveis altos de colesterol podem causar aterosclerose


De acordo com o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira, a aterosclerose tem causa multifatorial: “O diabetes, o
colesterol alto, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e a hipertensão são fatores de risco que contribuem para a formação das placas de gordura em maior ou menor grau”. Histórico familiar e doenças renais também são fatores de risco.

A aterosclerose pode provocar alguns sintomas, como dores no peito, falta de ar e cansaço excessivo. No entanto, dependendo de onde a artéria afetada estiver localizada no corpo, podem surgir outros sintomas, como fraqueza e dores nas pernas. Por outro lado, assim como na hipertensão, alguns pacientes podem não apresentar qualquer sintoma.

Prevenção é a melhor forma de tratar a aterosclerose


Segundo o especialista, o tratamento da aterosclerose passa necessariamente pelo controle dos fatores de risco. “Eu diria que a melhor maneira de tratá-la é preveni-la. Portanto,
tratar a hipertensão, o diabetes e as demais doenças que levam ao seu aparecimento, além do combate ao tabagismo e ao sedentarismo”, recomenda o médico.

Um cardiologista poderá indicar ainda mudanças na alimentação e o uso de alguns medicamentos, dependendo da causa por trás da aterosclerose, ajudando a evitar as complicações da doença. Existem também procedimentos cirúrgicos, úteis especialmente nos casos mais graves, como a angioplastia e a cirurgia de revascularização, chamada popularmente de ponte de safena.

Dr. Paulo César Sadala Ferreira é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 106812

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
colesterol
infarto
pressao-alta
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é aterosclerose? Quais são as causas do problema?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.