Uma alimentação balanceada pode ajudar a impedir problemas como as varizes?


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As causas de varizes são várias. Podemos apontar o sedentarismo, ficar muito tempo parado sentado ou em pé, a obesidade, a questão hereditária (casos na família) e problemas circulatórios. Mas uma alimentação balanceada tem grande importância para impedir o aparecimento da doença, que geralmente surge nas pernas das pessoas.

Uma boa circulação

Alguns alimentos vão realmente colaborar no combate às varizes. O Cuidados Pela Vida perguntou ao angiologista Guilherme Peralta Peçanha, diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), quais são as opções que são consideradas excelentes para circulação. “Acerola, laranja, goiaba, amora e morango: alimentos que contêm vitamina C e flavonoides juntos, como frutas cítricas e silvestres, fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos impedindo os radicais livres de comprometerem sua resistência. Os flavonoides também reduzem a fragilidade e o extravasamento de sangue nos vasos”, exemplifica.

Além das frutas citadas, o médico aponta a cebola roxa e mirtilo como eficientes na prevenção de vasinhos devido à ação anti-inflamatória. Peixes de água fria, como o salmão, rico em ômegas, evitam a formação de coágulos (trombose) e o depósito de gordura na parede das artérias (aterosclerose). Uma ótima opção de bebida é o suco de uva integral, que possui atividade antioxidante e contribui para o efeito cardioprotetor. No entanto, o consumo do suco, que também diminui as chances de obstrução nos vasos sanguíneos, deve ser feito com moderação por causa do alto valor calórico (recomendável 1 a 2 copos de 200ml/dia).

Falando na ingestão de líquidos, uma grande aliada para o bom funcionamento da circulação é justamente a água, componente essencial de todos os tecidos corpóreos. “Depois do oxigênio, é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação. A água desempenha papel chave na estrutura e função do sistema circulatório. A ingestão deve ficar entre 30 e 35ml de água/kg de peso corpóreo por dia”, recomenda o médico.

Vilões do sistema circulatório

Não há uma relação direta entre alimentos específicos e o surgimento ou a piora de um quadro de varizes. Porém, alguns hábitos na hora da refeição não são bem-vindos para a circulação sadia do sangue no corpo. “Alimentos ricos em gordura, sal e açúcar causam inflamações e podem levar ao enfraquecimento da parede dos vasos. Pesquisas têm ligado dietas pobres em fibras ao surgimento de varizes e o consumo exagerado de sal eleva a pressão arterial e dificulta o retorno do sangue venoso”, afirma o Dr. Guilherme.

Dr. Guilherme Peralta Peçanha é angiologista e diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). CRM 574219.

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