Existem tipos diferentes de calvície? Quais são?

  • +A
  • -A

A calvície mais conhecida é a alopecia androgenética, que é aquela típica dos homens, que piora com o passar dos anos e começa com “entradas” até que sobre cabelo apenas nos lados e na parte de trás da cabeça. Contudo, existem outros tipos de calvície, bem como graus diferentes em cada um dos tipos.

Alopecia areata é um tipo de calvície comum em crianças e pacientes com problemas imunológicos

A alopecia areata é um exemplo. Esta é mais comum em pessoas com problemas imunológicos e crianças. Diferente do que ocorre na calvície mais comum, na alopecia areata os folículos pilosos não são destruídos, então existe a possibilidade do cabelo voltar a nascer, caso a inflamação seja controlada. Contudo, sempre há o risco das crises voltarem a ocorrer.  Há também o chamado eflúvio telógeno, que é a queda de cabelo causada por problemas endócrinos, nutricionais e pelo efeito de alguns medicamentos. 

“Existem diversos tipos de calvície. A primeira classificação diferencia entre cicatricial (quando não há possibilidade do fio que foi perdido voltar a nascer) e não cicatricial (quando conseguimos reverter com o tratamento). Depois, avalia-se o mecanismo patológico que desencadeou a queda”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.

Diagnóstico e tratamento da calvície

Para estabelecer o tratamento adequado da calvície, deve-se levar em conta o tipo e o grau de acometimento. Por isso, o diagnóstico correto é fundamental. No tratamento, o uso de medicamento específico é primordial para que haja sucesso. “Para o diagnóstico e tratamento corretos, o dermatologista conta com o exame conhecido como tricoscopia e, às vezes, até com biópsia”, completa a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
pele
calvicie

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Existem tipos diferentes de calvície? Quais são?"

Silvana

Bom dia. Estou com uma grande queda de cabelos, estou fazendo tratamento com medicamento Monessa, ja tem 2 meses, sendo que ano passado mes de junho tomei Pantogar, que nos 3 primeiros meses deu um bom resultado e voltou novamente a queda. O que devo fazer??? estou desesperada perdendo tto cabelo. Meus cabelos estão ralos e com buracos na cabeça. Por favor me ajude,o que devo fazer,pois sei que esses dois medicamentos q tomei e ainda tomo são bons,mas pra mim não esta resolvendo.Desde já,agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Silvana. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Para iniciar o tratamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial com o dermatologista, esse especialista após exames poderá indicar o tratamento mais eficaz e assim será possível combater a queda de cabelo de forma completa. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

charles

ola, bom dia, meus cabelos a meses começou a cair, e toda vez que lavo a cabeça caem muitos, a frente da minha cabeça esta rala de mais,estou triste por isso, sera que irei ficar careca completamente? tenho 41 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Charles. É necessário consultar o dermatologista para identificar a causa, e assim iniciar o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.