O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?


  • +A
  • -A
Imagem do post O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?

Pacientes com diabetes correm o risco de desenvolver problemas nos olhos que podem resultar até mesmo na perda da visão, dependendo das circunstâncias. A principal complicação ocular associada à doença é a retinopatia, que é uma lesão na retina. Outras complicações do tipo que podem surgir com essa condição são a catarata e o glaucoma.

O que é retinopatia, glaucoma e catarata?


“A retinopatia (lesão da retina) é a complicação ocular específica do diabetes. Ela afeta cerca de 35 a 40% dos pacientes com diabetes, segundo a última diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). No entanto, catarata e glaucoma também são
doenças comuns relacionadas ao diabetes”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.

O glaucoma consiste no aumento da pressão dentro do olho, danificando o nervo que liga o olho ao cérebro. Já a catarata provoca o embaçamento da visão por conta do comprometimento de uma estrutura chamada cristalino. “A catarata e o glaucoma geralmente acontecem em idade mais precoce no paciente com diabetes”, diz a médica.

Prevenção e tratamento de problemas nos olhos em pacientes com diabetes


Quem possui diabetes deve estar sempre alerta para a
possibilidade de ocorrer algum desses problemas oculares, buscando prestar atenção aos sinais que podem aparecer indicando alguma complicação. Dificuldade para ler, dor nos olhos e vermelhidão são alguns exemplos. “O acompanhamento ocular do paciente deve começar idealmente antes de qualquer complicação, com avaliações regulares do oftalmologista, assim que for recebido o diagnóstico de diabetes tipo 2”, orienta Mariana.

Segundo a especialista, os pacientes com diabetes tipo 1 devem ser avaliados a partir de 5 anos de doença ou quando entrarem na puberdade. “O especialista dará seguimento ao problema ocular e o endocrinologista seguirá com o controle glicêmico adequado ao diabetes. As avaliações são, a princípio, anuais, mas podem ter seu intervalo reduzido a critério do oftalmologista”.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?"

fatima

Eu tenho diabete tipo 2 a mais 8 anos tenho bastante dificuldade pela manha q acordo tb tenho fibromialgia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fatima, segundo informações da endocrinologista Daniele, o mais importante é que os portadores dos dois tipos de diabetes conheçam suas doenças, suas particularidades e as principais medidas que devem ser tomadas para que o tratamento seja eficaz, garantindo assim a melhor qualidade de vida possível. Lembrando que uma boa alimentação e exercícios físicos ajudam no controle da doença. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.