O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?


  • +A
  • -A

Pacientes com diabetes correm o risco de desenvolver problemas nos olhos que podem resultar até mesmo na perda da visão, dependendo das circunstâncias. A principal complicação ocular associada à doença é a retinopatia, que é uma lesão na retina. Outras complicações do tipo que podem surgir com essa condição são a catarata e o glaucoma.

O que é retinopatia, glaucoma e catarata?


“A retinopatia (lesão da retina) é a complicação ocular específica do diabetes. Ela afeta cerca de 35 a 40% dos pacientes com diabetes, segundo a última diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). No entanto, catarata e glaucoma também são
doenças comuns relacionadas ao diabetes”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.

O glaucoma consiste no aumento da pressão dentro do olho, danificando o nervo que liga o olho ao cérebro. Já a catarata provoca o embaçamento da visão por conta do comprometimento de uma estrutura chamada cristalino. “A catarata e o glaucoma geralmente acontecem em idade mais precoce no paciente com diabetes”, diz a médica.

Prevenção e tratamento de problemas nos olhos em pacientes com diabetes


Quem possui diabetes deve estar sempre alerta para a
possibilidade de ocorrer algum desses problemas oculares, buscando prestar atenção aos sinais que podem aparecer indicando alguma complicação. Dificuldade para ler, dor nos olhos e vermelhidão são alguns exemplos. “O acompanhamento ocular do paciente deve começar idealmente antes de qualquer complicação, com avaliações regulares do oftalmologista, assim que for recebido o diagnóstico de diabetes tipo 2”, orienta Mariana.

Segundo a especialista, os pacientes com diabetes tipo 1 devem ser avaliados a partir de 5 anos de doença ou quando entrarem na puberdade. “O especialista dará seguimento ao problema ocular e o endocrinologista seguirá com o controle glicêmico adequado ao diabetes. As avaliações são, a princípio, anuais, mas podem ter seu intervalo reduzido a critério do oftalmologista”.

Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019

Foto: Shutterstock

TAGS
diabetes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?"

fatima

Eu tenho diabete tipo 2 a mais 8 anos tenho bastante dificuldade pela manha q acordo tb tenho fibromialgia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fatima, para diminuir ou controlar os riscos de complicações posteriores o controle adequado da glicemia deve ser feito regularmente conforme prescrito pelo médico. E hábitos saudáveis e mudanças na alimentação devem ser aderidos para que haja uma melhor qualidade de vida para o dia-a-dia do paciente. Abraços!

Gilson José da Gama costa

Postagem bem elaborada , se compreende quase tudo , gostei muito !

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gilson, bom saber que gostou, continue por aqui para mais matérias como essa. Abraços.

Herivelto

Muito boa a esclarecedora.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Herivelto, continue nos acompanhando para mais informativos como essa. Temos outras matérias com esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/busca/diabetes. Abraços.

Mauricio Ferreira Borges

Muito esclarecedor, gostei e vou continuar lendo, obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mauricio, bom saber que gostou da matéria. Continue por aqui para novidades,Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.