Vírus ou bactéria? Qual tipo de infecção é pior para as crianças?


  • +A
  • -A

A infância é um período da vida marcada por muitas infecções, tanto de vírus quanto de bactérias, devido à fragilidade do sistema imunológico das crianças. As doenças provocadas por essas infecções muitas vezes não representam grandes riscos, mas alguns quadros, por outro lado, exigem maior atenção e cuidado. Descubra qual tipo de infecção é pior para as crianças. 

“As infecções virais são, de longe, as de maior incidência no decorrer da vida de uma criança. Geralmente, são de curso benigno e autolimitadas, necessitando muitas vezes apenas de cuidados gerais como: alimentação saudável, bom nível de hidratação, repouso relativo e controle dos sintomas gerais com medicamentos que chamamos de sintomáticos”, informa a imunologista Claudia Lobo César. 

Características das infecções por vírus e bactérias


Contudo, nem sempre as infecções virais são tão benignas. Às vezes podem ter um curso e complicações até mais graves que as infecções bacterianas. “Como exemplo, podemos citar o herpes zoster em um recém-nascido, encefalite viral, complicações respiratórias pelo vírus da gripe (influenza), dentre outros”, cita a especialista.

As infecções bacterianas, por sua vez, também podem ser autolimitadas e, em alguns casos, não exigem o uso de antibióticos. Mas nem todas são fáceis de lidar. “Na verdade, a maioria dos casos necessita do uso de antibióticos no tratamento e alguns deles, se não tratados a tempo, podem evoluir para uma infecção generalizada com risco de morte”, afirma a médica.

Infecções por vírus e bactérias podem ser perigosas para os pequenos


Precisar qual tipo de infecção – vírus ou bactéria – é pior para a saúde das crianças não é nada simples, pois ambos podem resultar em doenças fáceis de tratar e sem grandes repercussões negativas à saúde e também em quadros mais graves.
Como as infecções por vírus são mais frequentes nos pequenos, pode-se dizer que, neste sentido, se apresentam como um risco um pouco maior.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Claudia Lobo César

Dra. Claudia Lobo César

Alergia e Imunologia

CRM: 53881 / SP

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Vírus ou bactéria? Qual tipo de infecção é pior para as crianças?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.