Surto de sarampo: Como proteger sua família dessa doença?


  • +A
  • -A

O sarampo é uma doença que normalmente acomete crianças e por isso a vacinação específica para prevenir esta infecção é indicada quando o indivíduo ainda é um bebê. Com a vacinação em dia, as chances de sofrer com o problema ficam bastante reduzidas. Quem não tomou as vacinas indicadas no período correto, pode tomar mais tarde, já na vida adulta. 

Sintomas do sarampo


“O sarampo
é uma doença causada por vírus que estava erradicada do Brasil desde 2016. Porém, novos casos foram identificados em 2018, principalmente na região Norte e em São Paulo. A baixa cobertura vacinal no país explica o reaparecimento da doença”, informa a pediatra especialista em infectologia pediátrica Flávia Bello.

Segundo a especialista, o sarampo causa nas crianças um quadro de febre, prostração, sintomas gripais (coriza, tosse), conjuntivite e, num segundo momento, manchas pelo corpo. “É uma doença que pode levar a complicações graves, como pneumonia e encefalite, e até mesmo ao óbito”, afirma a médica.

Vacinação e outros cuidados para se prevenir contra o sarampo


Atualmente, a vacina contra o sarampo é realizada em crianças entre 12 e 15 meses de idade. Porém, recentemente foi determinado que uma dose extra (dose zero) seja feita em crianças de 6 a 11 meses, pois é uma população considerada de risco para a doença. “Devemos ter duas
doses da vacina aplicadas com um mês de intervalo, sendo a primeira realizada acima de um ano de vida”, explica Bello.

Além da vacinação, é importante que as crianças estejam sempre com a imunidade fortalecida para diminuir as chances de sofrer com infecções diversas. Hábitos saudáveis de vida (boa hidratação, alimentação balanceada, prática de atividades físicas, boa higiene, etc.) e tratamento medicamentoso específico para estimular a imunidade são importantes nesse sentido. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
imunidade
baixa-imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Surto de sarampo: Como proteger sua família dessa doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.