Um sistema imune forte pode reduzir o tempo de recuperação de uma doença?


  • +A
  • -A

Ter a imunidade alta significa que o organismo está bem amparado pelas suas próprias defesas e, portanto, qualificado para combater os agentes infecciosos que entram no corpo. Com isso, diminui-se não somente o tempo de recuperação de uma doença em curso, como também as chances de que ocorra uma infecção.

A importância disso no caso específico de bebês e crianças é maior, pois o sistema imunológico nesta faixa etária é imaturo. Para compensar isso, os pais devem fazer o possível para manter a imunidade de seus filhos sempre alta. O incentivo à adoção de hábitos saudáveis de vida (alimentação, suplementação, atividades físicas, boa higiene, etc.) é crucial para que haja sucesso.     

 

Redução do tempo de recuperação varia de acordo com a criança

 

“Sim, um sistema imune forte pode reduzir o tempo de recuperação de uma doença porque o organismo consegue combater o vírus de forma mais rápida e eficiente. Além de se recuperar mais rápido, a criança também acaba apresentando menos sintomas e os mesmos menos intensos”, afirma a pediatra Flávia Bello.

A redução do tempo de recuperação varia bastante, pois cada organismo é único. Duas crianças sem problemas de imunidade, por exemplo, podem responder de maneira diferente a uma determinada infecção. “Depende, além da imunidade, da virulência do germe e de outros fatores ambientais. Ou seja, não existe uma regra, um número exato de dias menos doente que a criança pode ficar”.

 

Tratamento para fortalecer o sistema imune das crianças

 

“Ter as vacinas em dia, uma boa alimentação, brincar ao ar livre e, quando indicado, suplementar com vitaminas (principalmente a vitamina D) é fundamental para fortalecer o sistema imune infantil”, afirma Dra. Flávia. A utilização de medicamentos específicos para fortalecimento do sistema imune também pode ser discutida com seu médico.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Flávia Bello

Dra. Flávia Bello

Pediatria

CRM: 52-85057-8 / RJ

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Um sistema imune forte pode reduzir o tempo de recuperação de uma doença?"

Maria Francisca Sarmento

Como faço para aumentar a minha imunidade pois tenho DPOC

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. É importante conhecer seus limites, tornando fundamental um acompanhamento médico durante o tratamento. O foco em alimentos saudáveis, e seguindo o conselho de um nutricionista pode ajudá-la e melhorar a sua capacidade de levar uma vida ativa. Não há cura para DPOC, mas tratamentos estão disponíveis, incluindo medicamentos, terapia de oxigênio e ventilação não invasiva, que pode controlar os sintomas e reduzir o risco de complicações. Consultar o médico especialista com frequência, interagir, relatar todas dificuldades a ele e atentar-se às orientações prescritas nas consultas também ajudam a viver bem com a doença. Desejamos um ótimo tratamento! Abraços.

Dr. A. Winogron

Não é comentário ; é uma simples pergunta : Qual foi a causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ?Tabagismo ? Outra ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.